É comum usarmos as palavras Universidade e Faculdade como sinônimos de instituições de ensino superior. Embora sejam, de fato, muito parecidas, existem diferenças importantes de se conhecer – até para ajudar na escolha da opção adequada para seus objetivos de estudo.
No Brasil, essas diferenças estão contidas o Decreto nº 5.773/06 do Ministério da Educação (MEC), que divide as instituições de ensino superior em três categorias:
- Faculdades
- Centros Universitários
- Universidades
Na prática, toda instituição de ensino superior é uma Faculdade, mas nem toda faculdade é uma Universidade. Cada uma tem uma atribuição diferente e cumpre exigências distintas perante o MEC.
Conheça agora as diferenças entre Universidade, Faculdade e Centro Universitário para escolher a instituição com o perfil mais adequado para você!
Universidade
As Universidades são espaços que concentram três eixos de atividades acadêmicas: Ensino, Pesquisa e Extensão. São, de acordo com o MEC, instituições multidisciplinares que formam profissionais de nível superior e atendem aos seguintes requisitos:
- Possuem produção intelectual relevantedo ponto de vista científico e cultural.
- Têm, no mínimo, um terço do seu corpo docente com títulos de Mestres e Doutores.
- Têm, no mínimo, um terço do seu corpo docente trabalhando em período de dedicação exclusiva.
- Oferecem pelo menos quatro programas depós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boas notas perante o MEC. Pelo menos um desses programas deve ser de doutorado.
Para se ter uma ideia, das 2.391 instituições de educação superior do Brasil, apenas 8% são Universidades e detêm mais de 53% dos alunos, sendo, portanto, grandes instituições. Por outro lado, as Faculdades representam mais de 84% das instituições, mas atendem apenas 29% dos alunos.
As Universidades – tanto as públicas como as privadas – têm autonomia para criar cursos e programas de ensino.
Se você pretende enveredar pelo caminho da pesquisa científica e extensão, essas instituições são as escolhas mais adequadas, pois nesses ambientes existe um esforço intelectual para desenvolver essas atividades.
As Universidades Federais são criadas por iniciativa do Poder Executivo, a partir de um projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional.
Já a transformação de uma Faculdade Privada em Universidade Privada acontece quando a instituição amplia sua estrutura e passa a cumprir os requisitos citados acima.
Veja alguns exemplos de universidades reconhecidas nacionalmente:
Privadas:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Públicas:
- Universidade de Brasília (UNB)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Faculdade
As faculdades são instituições de ensino superior públicas ou privadas focadas em determinadas áreas do conhecimento. Podem oferecer ensino de graduação e pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.
A maioria das faculdades oferece uma quantidade menor de cursos quando comparadas a universidades e centros universitários. Podemos citar como exemplo as tantas faculdades de Administração, Direito, Medicina e Educação disponíveis no mercado.
Simplificadamente, podemos dizer que um conjunto de faculdades forma uma universidade, desde que atenda a critérios adicionais de pesquisa e extensão universitária.
Por exigência do MEC, uma Faculdade deve ter pelo um terço de seus professores com o título de especialistas (pós-graduação lato sensu).
As faculdades são ideais para quem busca cursos de formação na área mas não tem interesse em pesquisa e extensão acadêmica. Isso não significa, no entanto, que o ensino tenha menos qualidade do que o oferecido pelas universidades. Muitas, inclusive, têm altíssimo prestígio nacional (veja a seguir) e são muito disputadas entre os estudantes brasileiros.
Fique por dentro das melhores oportunidades, é grátis! >> Cadastre-se <<
Alguns exemplos de Faculdades reconhecidas nacionalmente:
- Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
- Instituto Militar de Engenharia (IME)
- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
- Faculdade de Tecnologia Senai
- Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS)
Centros Universitários
Centros Universitários são instituições de ensino superior que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento. Na prática, podemos dizer que são maiores que as faculdades e menores que as universidades.
O diferencial dos Centros Universitários é a elevada qualificação do seu corpo profissional e o nível de excelência do ensino oferecido. Eles têm autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior.
Alguns exemplos de centros universitários reconhecidos nacionalmente:
- Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
- Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
- Centro Universitário FECAP (FECAP)
- Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)
Por: Felipe Veronezzi
Fonte: Guia da Carreira
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
Faça um curso online com certificado. Início imediato! Todos os cursos são válidos em todo o Brasil e podem ser utilizados para melhorar seu currículo profissional. Acesse nossa página de cursos ou clique no link abaixo.