O que podemos aprender com o filme “Um Senhor Estagiário”

Gostou? Compartilhe! :)

Um filme que todo estagiário deveria assistir é o “Um Senhor Estagiário”, estrelado por Anne Hathaway e Robert De Niro. A comédia com toques de drama é inspiradora principalmente para as mulheres na liderança e retrata a convivência entre diferentes gerações.

Um pouco sobre o filme

De Niro que interpreta o personagem Ben Whitaker é um viúvo de 70 anos, e que sente que a aposentadoria deixou um vazio em sua rotina. Quando aparece uma vaga como estagiário em uma empresa de moda online, Ben vai em busca de uma oportunidade para voltar à luta.

Ben, então, começa a estagiar na startup online fundada por Jules, interpretada por Anne Hathaway. Jovem esposa e mãe, ela está totalmente dedicada à sua nova empresa, que está crescendo com bastante rapidez.

Esse sucesso todo faz com que os investidores da startup questionem a capacidade de Jules de comandar o negócio — eles acreditam que a falta de experiência dela possa comprometer o potencial e o sucesso da empresa. Com isso, Jules começa a duvidar de si mesma não apenas no âmbito profissional, mas também enquanto esposa e mãe. Diante desses obstáculos, Ben mostra-se um grande aliado para Jules. E vai tentar motivá-la a não deixar que a startup vá parar nas mãos dos investidores.

O que podemos aprender com o filme

Seja autêntico

Os investidores duvidavam da capacidade de Jules porque ela não se encaixava na visão que tinham de alguém capaz de comandar uma empresa em crescimento. Enquanto isso, a personalidade de Ben era considerada por muitos como sendo careta ou antiquada. Entretanto, Ben continuou autêntico. A autenticidade e o respeito ao outro são características fundamentais no mundo corporativo, ainda que muitos prefiram lidar com quem se encaixa em suas ideias preconcebidas. Quando você é você mesmo, consegue deixar sua marca em seu trabalho.

Ser autêntico é pensar criticamente e tomar a melhor decisão de acordo com seus planos, mesmo que esse caminho seja mais difícil ou implique voltar atrás em alguma decisão. No entanto, muitas vezes a chegada ao mercado de trabalho é uma pancada mais dura que o esperado. As razões são muitas: compreensão superficial da realidade, falta de conhecimento sobre si mesmo, desalinhamento entre expectativas e vida real.

Podemos chegar achando que a empresa irá nos defender ou lutar por nós em alguma situação. Na prática, isso dificilmente acontece. Por isso é preciso estabelecer o seu espaço, impor respeito e blindar-se em algumas situações. As empresas são ambientes dinâmicos, competitivos e, no geral, os profissionais “quadrados” sobrevivem. Mas são os autênticos que se destacam. Antes de tudo, porque respeitam sua essência e suas crenças, assumem suas vontades e priorizam suas próprias expectativas.

Seja generoso

Quando comparamos o líder de hoje à figura do superior no passado — que era mais um chefe do que um verdadeiro líder —, percebemos que um dos pontos que mais evoluíram foi a maneira com que ele trata e valoriza os colaboradores sob seu comando. Atualmente, isso acontece de uma forma muito mais humanizada do que era o comum.

Nesse novo contexto, a generosidade é um traço fundamental para quem quer ser um líder diferenciado, humano e capaz de motivar sua equipe a ir cada vez mais longe. Essa qualidade deve ser praticada especialmente nos momentos difíceis, quando as pessoas mostram quem realmente são.

No filme, Ben pratica a generosidade especialmente ao lembrar Jules de que o crédito das suas conquistas é todo dela, e não dele. Na visão do personagem, o que ele fez foi reinterpretar as ações dela e, a partir daí, guiá-la e apoiá-la.

Seja calmo

Jules chega perto de se desesperar e ceder o controle de sua startup aos investidores, mas o apoio e a confiança de Ben fazem com que ela permaneça calma e bole maneiras de manter a liderança sobre a empresa.

Perder a calma leva apenas à raiva, ao estresse e à confusão, fazendo com que você perca a razão e tome atitudes caóticas e impulsivas. O modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros pode ter um papel crítico para determinar nossa felicidade e nosso sucesso.

Valorize as pessoas

Ben exerce uma influência tão positiva na vida e na carreira de Jules porque ele se dedicou a observá-la não apenas como superiora, mas também como pessoa. Por isso, nos momentos em que ela precisou de ajuda com seus dilemas familiares, com seus medos e sonhos, ele foi capaz de ajudá-la.

Enquanto isso, Jules conseguiu salvar seu casamento em crise e perdoar o marido após uma traição por aprender que, para que sua família não fique de lado enquanto ela cresce enquanto profissional, a comunicação é fundamental.

Tudo isso parte da necessidade de valorizar as pessoas e de trabalhar a empatia. Quando entendemos o que o outro quer, precisa ou teme, nos tornamos capazes de oferecer ajuda, aconselhamento ou apenas um ombro amigo. Tanto na vida pessoal quanto na profissional, isso é muito importante para formar laços e parcerias verdadeiras.

É, viu como vale a pena assistir o filme “Um Senhor Estagiário”? Este é sem dúvidas um daqueles filmes que tem muito a nos ensinar.

Com informações de EAD Laureate.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook