Quem nunca desejou ganhar dinheiro apenas para ficar deitado? O Instituto de Medicina e Fisiologia Espacial da França está realizando esse desejo e oferecendo 24 vagas para jovens e saudáveis ficarem, literalmente, de pernas para o ar.
O objetivo é avaliar efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios de um complemento alimentar potencialmente usado para ajudar astronautas no processo de volta à Terra.
A pesquisa terá duração de 2 meses e, após as duas semanas de testes iniciais, os voluntários deverão ficar na cama com a cabeça mais baixa que as pernas e sem colocar os pés no chão.
O local terá gravidade similar a do espaço e, durante os 60 dias, os voluntários deverão comer, fazer suas necessidades e se lavar sem sair da cama.
Vale lembrar que não será permitido à pessoa se levantar para nada – nem comer, tomar banho ou ir ao banheiro; tudo será feito deitado. A regra diz que pelo menos um ombro terá de sempre se manter em contato com a cama, segundo Arnaud Beck, o cientista coordenador do estudo. A cabeça deverá permanecer voltada para baixo, em um ângulo igual ou menor que seis graus.
Voluntários que já passaram por tal experiência apresentaram efeitos similares aos astronautas que atravessaram longos períodos no espaço, como perda muscular nos membros inferiores, diminuição da densidade dos ossos e dificuldade de permanecer em pé, além de queda na pressão sanguínea, tontura e fraqueza. Não é, portanto, nada moleza, como pode ter parecido no início do texto.
Para se candidatar, é necessário ter entre 20 e 45 anos, ser saudável, não fumante, sem alergias ou restrições alimentares e com índice de massa corporal entre 22 e 27. Além disso, precisa estar ciente dos efeitos que podem ocorrer com seu corpo, como pressão baixa, vertigem e ter seu sistema imunológico enfraquecido.
Para mais informações, clique aqui.
Fonte: G1
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Internet
[24horas-afiliadosegrana]