Habilidades Socioemocionais no Mercado de Trabalho

Gostou? Compartilhe! :)

Você já deve ter escutado sobre habilidades emocionais, e o quanto elas são determinadas na sua carreira confira as 09 listadas a seguir:

Pensando nessas habilidades a gerente de RH da UNICARIOCA Cristina Telles, selecionou nove tópicos que todo o profissional de hoje e futuro deve saber sobre habilidades emocionais como elas impactam positiva ou negativamente no mercado de trabalho:

1. Habilidades socioemocionais versus competências técnicas:

Cada vez mais, as organizações e líderes buscam profissionais com capacidade de adaptação, que saibam se relacionar bem com os colegas e clientes, que gerenciam suas emoções e tomam decisões construtivas e responsáveis.

2.Desenvolvimento das competências socioemocionais no mercado de trabalho:

Com o mundo cada vez mais tecnológico, tarefas técnicas serão facilmente realizadas, mas a comunicação, o relacionamento, a capacidade de adaptação e de tomada de decisões são características que somente as pessoas têm (o que as diferencia humanos de máquinas). Por isso, as habilidades socioemocionais valorizadas pelo mercado de trabalho se tornam diferenciais.

3.Habilidades socioemocionais mais valorizadas atualmente:

4.Habilidades socioemocionais que eliminam um candidato no momento do recrutamento:

Quando é percebido que o profissional não consegue desenvolver a capacidade de diálogo e apresenta dificuldade de relacionamento, falta de resiliência diante de frustrações, além de não ser empático e não ser assertivo.

5.Dicas para aprimorar suas competências socioemocionais:

Autoconhecimento, percepção do outro e do relacionamento com o outro. Entender essa dinâmica já é um bom começo para o aprimoramento dessas habilidades na construção da trajetória de carreira.

6.UniCarioca na preparação os jovens para essa nova exigência do mercado de trabalho:

A Área de Carreiras da UniCarioca está ligada à Área de Recursos Humanos. Estamos focados em potencializar nossos alunos por meio de vivências práticas e saudáveis de autoconhecimento, relacionamento interpessoal e intrapessoal, comunicação assertiva e engajadora, liderança, resiliência, negociação, tomada de decisão, criatividade, pensamento crítico. E, quando essas competências são bem desenvolvidas, o benefício ultrapassa o indivíduo e as organizações, sendo também para a sociedade.

7.Mitos e verdades sobre habilidades emocionais e mercado de trabalho:

Existem alguns mitos, como: as emoções devem ser reprimidas; as atividades são de autoajuda; as habilidades não podem ser desenvolvidas; as disciplinas convencionais não podem desenvolver habilidades socioemocionais. A verdade é que, na maioria das vezes, as empresas contratam pelos conhecimentos técnicos (hard skills) e demitem pelo comportamento, pela falta de habilidades socioemocionais (soft skills).

8.Habilidades emocionais, sucesso e vocação:

A formação profissional precisa ser integral. Por isso, um profissional de qualquer área precisa identificar seus gaps de habilidades socioemocionais e trabalhar em cima deles a fim de desenvolvê-los e ser mais competitivo nesse novo mercado que entende que, para que haja alta performance, é necessário ir além do domínio das competências técnicas.

9.Perfil do profissional do futuro:

O perfil do profissional do futuro será aquele que tenha capacidade de se adaptar constantemente ao mundo sem fronteiras e às mudanças, que se conheça, que consiga se conectar aos diversos pontos de vista, que seja criativo, inovador, engajador, que tenha propósito e seja entusiasmado com suas múltiplas ocupações.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


FONTE: RPM Comunicação
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook