Coronavírus: como empresas e profissionais estão reagindo ao surto

Gostou? Compartilhe! :)

Economista do Glassdoor fez um levantamento sobre como o coronavírus está afetando empresas e profissionais, o surto da doença já está se refletindo em vagas e avaliações postadas na plataforma

No levantamento feito pelo Glassdoor, um dos maiores sites de recrutamento e vagas do mundo, uma das descobertas feitas indica que o índice de otimismo com os negócios, por exemplo, já apresenta uma leve queda. Veja mais detalhes!

Sobre o Glassdoor

O Glassdoor combina as vagas de emprego mais recentes com milhões de avaliações e insights para ajudar os profissionais na busca do trabalho ideal. Como resultado, ajuda as empresas a contratar candidatos realmente informados em escala através de soluções efetivas de recrutamento, como publicidade de vagas e produtos de employer branding. Fundado em 2008, o Glassdoor tem avaliações, salários e insights para mais de 1 milhão de empresas localizadas em mais de 190 países.

O Levantamento

Empresas e funcionários já estão respondendo ao surto de coronavírus que continua a se espalhar pelo mundo. Na plataforma Glassdoor, isso tem se refletido no surgimento de vagas específicas ligadas à doença e em publicações de funcionários de diferentes países comentando sobre como suas empresas estão lidando com a situação.

Mais vagas respondendo ao surto

Dezenas de ofertas de emprego para profissionais de saúde, cientistas e especialistas em dados para tratar de questões envolvendo o surto já estão surgindo na plataforma. Além dos profissionais de saúde, empresas também estão contratando especialistas em comunicação e consultores para abordar esse assunto com o público e outras partes interessadas.

Exemplos de vagas publicadas no Glassdoor:

Como os funcionários estão reagindo?

As avaliações postadas pelos profissionais no Glassdoor mencionando o surto relatam uma série de desafios que incluem a interrupção das operações de negócios, entrevistas canceladas e falta de políticas para trabalho remoto. Notavelmente, algumas avaliações citam sérias conseqüências econômicas, incluindo piores perspectivas de negócios ou cortes nos salários.

Veja a seguir trechos de avaliações postadas, traduzidas do inglês:

Por outro lado, vários funcionários elogiaram a resposta de suas empresas à crise. Alguns temas comuns nessas respostas foram comunicação transparente e tomadas de medidas efetivas para proteger a saúde das pessoas. Veja trechos abaixo, também traduzidos do inglês:

Além disso, os números envolvendo as perspectivas de negócios – conforme avaliadas pelos profissionais no Glassdoor – estão diminuindo para empresas e funcionários baseados nos países afetados, como China, Cingapura, Japão e Coreia do Sul. Embora o declínio até agora tenha sido modesto, esses dados são uma maneira interessante de entender quão confiantes as pessoas estão na capacidade de recuperação das empresas depois que o surto for contido.

“Estamos começando a ver evidências precoces da reação ao coronavírus no Glassdoor. Novos empregos estão sendo anunciados em agências de saúde, empresas e organizações internacionais que se preparam para responder ao surto. Além disso, os profissionais estão prestando muita atenção à resposta de seus empregadores e estão compartilhando seus pensamentos sobre o tema em suas avaliações na plataforma. Muitos relatam preocupações com interrupções em seus locais de trabalho e com as perspectivas para os negócios, enquanto outros elogiam suas empresas por uma comunicação transparente”, afirma Daniel Zhao, economista sênior do Glassdoor.

“Embora a trajetória global do surto de coronavírus seja uma grande incógnita, estaremos observando atentamente os dados do Glassdoor para obter mais evidências de como os funcionários e empresas estão reagindo”, completa.

Fonte: Glassdoor

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook