Como é o estágio na Alemanha?

Gostou? Compartilhe! :)

Morar no exterior é um sonho, e principalmente se for em um país rico e cheio de oportunidade como a Alemanha. Se você quer saber mais sobre como fazer estágio na Alemanha, confira!

Fazer estágio na Alemanha é o plano de muitos. Isso, como muitas das etapas envolvidas na mudança para outro país, não é uma tarefa fácil.

Segundo Lucé, uma estudante brasileira que mora na Alemanha e tem um blog chamado Germany For You “Assim como no Brasil o estágio na Alemanha tem como objetivo oferecer uma experiência de colocar em prática tudo que foi estudado na escola (curso técnico) ou na universidade, assim com essa experiência o jovem terá maior chance de ingressar rápido no mercado de trabalho”.

“Na Alemanha não existe lei, como no Brasil, aonde as empresas são obrigadas a pagar pelo ticket de transporte nem vale refeição para o almoço. Algumas empresas podem oferecem isso como bônus, porém isso é muito difícil. Ah sim, horário de almoço aqui é 30 minutos.”

É, então até aqui já da pra perceber que não será fácil sua vida de estagiário na Alemanha. Mas, com certeza valerá a pena.

Os brasileiros podem fazer um estágio na Alemanha a partir do 4° período da graduação no Brasil. Os estágios podem ser tempo integral, 40 horas semanais, ou meio período, 20 horas semanais.

Muito importante: A vaga de estágio para estudantes internacionais tem que ser aprovada pelo órgão responsável pela colocação do estrangeiro no mercado de trabalho alemão chamado ZAV (Zentrale Auslands- und Fachvermittlung), para mais informações acesse o site Website do ZAV.

Visto para estágio

Trabalho como estagiário/a: Visum für ein Fachpraktikum (visto específico para estágio acima de 3 meses).

O requerente já tem que ter conseguido o estágio na Alemanha com contrato assinado pela empresa e salário comprovado, além disso, normalmente precisa comprovar também que está matriculado/a em uma faculdade ou universidade fora da Alemanha.

Outras informações importantes

Com relação às áreas com necessidade de mão-de-obra na Alemanha, destacam-se: tecnologia da informação, matemática, engenharia, indústria farmacêutica e biotecnologia. Isso não quer dizer que eles também contratam todos que chegam com esta formação. Tem regiões que há falta de pessoas especializadas em enfermagem e pedagogia. É necessário fazer uma pesquisa de quais regiões precisam de determinada profissão.

Com informações de Euro Dicas, Germany For You e Destino Munique.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook