Você sabe quais são as profissões mais estressantes atualmente no Brasil e no mundo todo? O Estágio Online selecionou 10 delas, conheça agora!
Você sabia que há profissões que podem ser tão estressantes que chegam ao ponto de levar o profissional á estados críticos fisicamente e psicologicamente? Isto é bem comum e ocorre há anos. Muitas pesquisas apontam estas profissões, as quais podem variar ao longo do tempo. O Estágio Online reuniu 10 profissões mais estressantes atualmente para apresentar a você, confira.
1 – Profissional de TI
Por trabalhar muito, as vezes até mais do que deveria, o profissional de TI está em primeira colocação entre as profissões mais estressantes nos dias de hoje. O que ocorre, é que há carência de profissionais deste ramo no mercado de trabalho, e acaba sobrando trabalho demais para o funcionário de TI em uma empresa. Não há nada mais estressante que fazer o serviço de duas, três, quatro ou mais pessoas.
2 – Operador de telemarketing
Com salário muito baixo, este profissional passa o expediente ouvindo reclamações ou fazendo cobranças. Lidar com pessoas é sempre difícil, e através de ligações não torna a situação mais agradável, as vezes até piora. Este profissional, ainda precisa lidar com curtos tempos de intervalos. Sendo assim, não é surpreendente que esta profissão apresenta a maior rotatividade no mercado de trabalho e está entre as mais estressantes.
3 – Médico
Ter a vida de pessoas em suas mãos, presenciar mortes e doenças não deve ser fácil para uma pessoa, mesmo ela sendo médico, o que pode tornar ainda pior, já que todos estes acontecimentos fazem parte da rotina do profissional e de sua responsabilidade. Há anos, a profissão está entre as mais estressantes, talvez desde a sua existência.
4 – Engenheiro
A área de engenharia é abrangente, mas quase ou todas as áreas requer imensa responsabilidade. O profissional deve estar sempre atento para não cometer erros, que muitas vezes podem colocar em risco vidas de pessoas, como na engenharia civil por exemplo. Isso poder gerar muito estresse, se o profissional não souber lidar com tanta pressão.
5 – Gerente Financeiro
Gerentes devem sempre estar á frente de tomadas de decisões, o que por si só já deve ser bem estressante pela tamanha responsabilidade. A área financeira requer cuidados e muita capacidade do Gerente Financeiro, sendo ele o responsável por esta área que mantém o funcionamento de uma organização, já que sem atenção especial em finanças a empresa pode até fechar.
6 – Coordenador de Eventos
Passar os fins de semana trabalhando já não é muito agradável, mas o que pode se tornar ainda mais estressante, é passar a semana toda trabalhando para satisfazer os clientes nos eventos que ocorrerão no final da semana. O trabalho do coordenador de eventos não acaba quando o evento começa, muito pelo o contrário. Em um casamento por exemplo, o dia mais importante dos noivos, e e ainda mais para a noiva, o coordenador de eventos é o responsável por tornar esse dia tão especial. Ele deve ficar atento antes e durante todo o evento, para que não ocorra nenhum imprevisto e sair tudo como o planejado.
7 – Coordenador de RH
O coordenador do departamento de Recursos Humanos possui a responsabilidade de demitir e contratar funcionários, sem deixar que relacionamentos pessoais e afetivos sejam considerados quesitos para tal função. Tendo para si a grande responsabilidade de recrutar o candidato ideal para um cargo, ou a escolha certa para demissão, o profissional deve estar sempre confiante em si mesmo, para que não questione futuramente as suas decisões, o que pode causar muito estresse.
8 – Motorista de Ônibus Urbano
Esta é uma profissão estressante em especial no Brasil, devido aos trânsitos e super lotação nos transportes. Algumas pesquisas até a apontam como o pior emprego no país. Ainda há horários e tabelas apertadas para cumprir, falta de estrutura nos pontos, passageiros irritados e reclamões. Muitas vezes o motorista também tem que dirigir e fazer a função do cobrador.
9 – Militares, Policiais, Bombeiros, Socorristas e Motoristas de Ambulância
Muitos destes profissionais arriscam suas próprias vidas por outras pessoas. Ficam de plantão, passam muitos dias longe da família, ou ainda são chamados a qualquer hora para realizar um serviço urgente. Sabendo disso, não é espantoso que elas estão entre as profissões mais comum de terem profissionais diagnosticadas com estresse, ou até mesmo depressão.
10 – Operários
Trabalhar em fábricas de qualquer tipo é muito estressante, é trabalho duro, as vezes pesado e sem folgas, principalmente quando há uma demanda muito grande a ser cumprida pela empresa. O salário não é tão atraente, as tarefas repetitivas e desgastantes podem até causar problemas físicos.
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]