Diferente dos filmes de ficção que nos fazem acreditar que a tecnologia é sinônimo de carros voadores e robôs, a tecnologia tem sido inserida na realidade palpável a cada dia e estão inseridas nos setores da indústria, portanto é indispensável entender como a Transformação Digital e Humanização serão trabalhadas pelo setor de RH dentro das empresas.
A empatia faz parte do dia a dia dos seres humanos, é através dela que os relacionamentos nascem, a tecnologia por sua vez está desenvolvendo essa mesma capacidade de abordar os seres humanos, através da cognição, processamento e análise de dados, mas tudo isso depende de como a tecnologia é inserida e aplicada nas empresas.
A tecnologia e a Humanização dos Processos
Assim como toda a evolução da humanidade todas as mudanças podem ser adaptadas, a tecnologia não é diferente, a capacidade de uso de dados nos leva para outro patamar de conhecimento, a capacidade de pensar faz com que tecnologias cada vez mais independentes sejam criadas, por isso a humanização dos processos são tão importantes, esse processo precisa deixar claro que as tecnologias precisam ser vistas muito além de tecnologias instrumentais ou técnicas, em outras palavras não adianta apenas trabalhar com algoritmos técnicos que cumpram as ações de forma automática , é preciso buscar ao máximo a busca de características humanas nesses processos, como a empatia e a gentileza por exemplo.
Essa Transformação Digital e Humanização é um dos desafios para os profissionais de RH, pois as pessoas ainda são fundamentais em qualquer processo, essa humanização por mais avançada ainda não é suficiente para tomada de decisões nos setores de RH, ainda é um desafio construir tecnologias humanizadas o bastante para decidir uma demissão por exemplo
Como o RH e os processos humanos se relacionam na era da Transformação Digital?
A relação entre o RH e a Transformação Digital talvez seja um dos maiores dilemas enfrentado pelas empresas, por um lado existe uma grande expectativa de processos mais ágeis e tecnológicos mas por outro ainda existe a valorização de experiências internas inspiradoras, lúdicas e emocionais, a autonomia dos processos pela tecnologia ainda não possuem a descrição poética de um diálogo entre um bom profissional de RH e as características pessoais de um colaborador, a tecnologia conhece dados e não emoções.
Por outro a automatização dos processos possibilitam uma rotina de trabalho menos estressante e mais ágil, possibilitando trabalhos mais prazerosos como home office por exemplo, possibilitando que as empresas possam elaborar modelos de negócio que tenham experiências personalizadas, íntima e humana.
Portanto ao mesmo tempo que a humanização da tecnologia no setor de RH ainda é um processo difícil e requer muito cuidado, ele cria demandas pelo bem estar humano, abrindo novas possibilitando novas maneiras de lucrar, criando novos meios de trabalho inspirados na automação, ou seja, estamos diante de um grande desafio portanto é essencial incentivar aos profissionais de RH e aos colaboradores colocarem um pouco de tecnologia e humanidade em todos os processos desenvolvidos dentro e fora da empresa.
O RH e o toque humano na Transformação Digital e Humanização
Com os novos contextos de dados e a Inteligência Artificial a tecnologia tem aprendido cada vez mais com os seres humanos melhorando assim o relacionamento com os colaboradores usuários dessa tecnologia , mas é preciso aprimorar essa relação, com algoritmos capazes de entender o contexto dos dados, é ai que o RH pode auxiliar de forma direta desenvolvedores de tecnologias voltadas para empresas e principalmente para o setor de RH, o compartilhamento de informações e experiências levam que os algoritmo saibam responder de forma mais humanizada o possível os processos do dia a dia de uma empresa. Com isso os profissionais terão como auxílio ferramentas mais precisas que poderão facilitar seu trabalho e agilizar atividades que levariam um tempo maior sem esse auxilio.
Segurança de processos na Transformação Digital e Humanização
Ao mesmo tempo que as tecnologias se desenvolvem as preocupações com a segurança e precisam de tomada de decisões crescem em paralelo, a tensão entre prós e contras da tecnologia nos setores de RH podem ter diminuído ao longo do tempo em alguns aspectos, mas naturalmente aumentou em outros, principalmente nos processos que precisam ser o mais humanizados possível, portanto cautela e testes precisam ser feitos de forma constante modelando e melhorando cada vez mais esses processos.
É preciso que todos os seres humanos, dos setores de RH ou não tenham em mente que existe uma mudança social acontecendo de forma muito rápida, portanto decidir como queremos absorver essas mudanças é o grande foco das empresas e seus colaboradores, de uma visão mais sistêmica a tecnologia implica em elaborar da melhor maneira possível a transformação para que ela possa nos auxiliar, ao invés de nos colocar a serviço dela.
Gostou de saber mais sobre Gestão Estratégica de Recursos Humanos? Fique por dentro de outros conteúdos como esse e não perca nenhuma novidade no setor. Leia também: RH 4.0: impactos na empresa e na gestão de pessoas!
Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]