Os Subsistemas de RH são os responsáveis pelo gerenciamento de todas as atividades pertinentes desse departamento, através dele são desenvolvidas ações estratégicas que influenciam diretamente nos números dos resultados de uma empresa.
De acordo com o autor brasileiro Idalberto Chiavenato (nascido em 1936), existem 5 subsistemas de RH, são eles:
- Provisão de recursos humanos;
- Aplicação;
- Manutenção;
- Desenvolvimento;
- Monitoração de Pessoas.
Chiavenato especifica que esses subsistemas estão interligados e trabalham de forma conjunto, entenda mais sobre cada um deles:
Entenda os 5 subsistemas criado pelo Chiavenato:
- Provisão de recursos humanos: O primeiro subsistema dá ênfase para o processo de recrutamento, seleção e contratação de colaboradores, o objetivo desse subsistema é entender e manipular o que tem sido feito no mercado e o que há de tendência para o recrutamento de talentos. As pesquisas e estudos são feita frequentemente a fim de entender como atrair e os perfis compatíveis as vagas disponíveis.
- Aplicação de pessoas: diz respeito a modelagem no processo de trabalho, especificando onde os profissionais irão atuar correspondendo as suas competências, para isso são feitas análises de cargos e salários que serão oferecidos.
- Manutenção de pessoas: focado na retenção e motivação de talentos, fatores como benefícios, salários, respeito ao colaborador, leis e entre outros são levados em consideração e são considerados requisitos para esse subprocesso.
- Desenvolvimento de pessoas: diz respeito ao Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, ou seja, uso de recursos que capacitam o colaborador e o torna mais produtivo, dentre esses recursos estão: cursos, palestras, Workshops e treinamentos de capacitação.
- Monitoração de pessoas: O monitoramento de pessoas se refere a um banco de dados que possui os dados de todos os colaboradores, nesse banco de dados fica armazenado todas as informações pertinentes como currículo, contratos de trabalho, documentos, cópias, tudo isso auxilia na gestão do conhecimento e direciona melhor os treinamentos.
A partir desses 5 subsistemas é possível refletir se a empresa que atuamos está realmente engajada em desenvolver pessoas. Infelizmente ainda não são todos os departamentos responsáveis pelo RH que entendem a importância de desenvolver esses 5 subsistemas, na maioria das vezes há falta de investimento e de interesse dos próprios diretores.
Ainda existem casos em que a carência está justamente no profissional de RH, a falta de estratégias e planejamentos dentro desses subsistemas prejudicam o desenvolvimento dos colaboradores e consequentemente da empresa.
De forma geral os subsistemas de uma empresa tem a função de garantir o máximo de eficiência na gestão de pessoas.
Conclusão:
Uma das formas mais eficazes de se desenvolver o setor de RH é dividi-los em subsistemas, pois quando cada área fica responsável por uma atividade específica as chances de garantir que todas as etapas serão tratadas de forma igual é muito maior.
Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]