Retorno ao mercado de trabalho: o que devo saber?

Gostou? Compartilhe! :)

São inúmeros os motivos que fazem com que um profissional de RH deixe o andamento de sua carreira por um certo período, seja para criação dos filhos, motivos de saúde ou até mesmo um projeto pessoal. De qualquer forma é muito comum que o profissional encontre algumas dificuldades no Retorno ao mercado de trabalho, esse que tem se mostrado cada dia mais exigente e atualizado.

É possível encontrar alguns serviços especializados para a recolocação de um profissional no mercado de trabalho porém, esse tipo de trabalho exige um bom investimento, e tudo que envolve investimento para quem está desempregado precisa ser muito bem planejado e muito bem pensado, por isso apresentamos alguns conselhos para a construção de uma nova mindset.

Primeiramente e talvez um dos mais importantes é a construção do seu Marketing Pessoal, enquanto profissional uma imagem favorável é bastante vantajoso para o retorno ao mercado de trabalho. É preciso ficar atento as redes sociais, as roupas com que se apresenta nas empresas interessadas, a gesticulação e a forma de falar, como você reage a algumas situações como pressão ou frustração entre outros. Para criar um bom marketing pessoal é preciso que o profissional saiba se portar em diversos tipos de ambientes, sempre colocando em primeiro lugar o respeito com os demais, independente do cargo ou posição, lembrando que você mesmo é o principal agente da imagem que passa para o mundo exterior.

O segundo passo é uma boa atualização do seu currículo, o que conta também para as melhorias do Marketing Pessoal. Um currículo bem escrito constando seus objetivos, experiências e cursos, de forma bem enfatizada com seus métodos e conquistas é sem dúvida um passo importantíssimo para o Retorno ao mercado de trabalho.

O terceiro fator está ligado à expansão do networking com o intuito de usar essa rede de contatos como auxílio para a busca de um novo emprego, os amigos e colegas de profissão, principalmente os que estão atuando no mercado de trabalho podem auxiliar na busca de uma vaga que se encaixe ao seu perfil e assim surgir uma indicação. Lembrando que esse fator precisa obter uma boa dose de honestidade e bom senso, não é uma boa usar de falsidade ou falsas promessas para conseguir um trabalho.

O quarto passo é se auto reciclar sempre, estudar de forma que você possa ter o domínio de conteúdos atuais, que estão acontecendo no mercado. Faça cursos, treinamentos, participe de workshops, palestras, mantenha o hábito da leitura, pesquise sobre as novidades em sites confiáveis, leia artigos sobre a profissão. Buscar se aprimorar mostra um grande diferencial, aumentando e muito as chances de alcançar uma boa oportunidade de trabalho.

O quinto passo a ser tomado é uma utilização inteligente de suas redes sociais, principalmente as que focam para o lado profissional, compartilhar seu objetivo com sua rede de contatos nas redes sociais é um grande passo, às vezes até mais efetivo do que enviar milhares de currículos online.

O sexto passo requer uma atenção visto que, só será possível caso o profissional esteja disposto a investir em si mesmo. Fazer coaching possui inúmeras vantagens, além do que uma certificação é muito importante para se destacar, além do que os aspectos comportamentais são diferenciais na hora de conquistar a vaga. Uma boa comunicação, sabedoria emocional, foco, planejamento estratégico podem ser seu diferencial na hora de retornar ao mercado. Um coaching pode auxiliar a traçar esse caminho de desenvolvimento pessoal e profissional.

O sétimo passo está relacionado com o estudo específico das ferramentas de trabalho utilizadas na profissão de RH, visto que dependendo do tempo que o profissional fica afastado do mercado, algumas ferramentas utilizadas por eles podem ficar obsoletas, assim como processos que eram essenciais são completamente alterados, entre outras tantas possibilidades, por isso é preciso buscar constantemente essa atualização, a fim de que o profissional não perca seu valor.

O oitavo e último fator é uma alternativa para profissionais que tentaram as outras alternativas, mas ainda não foi o suficiente para o Retorno ao mercado de trabalho. Talvez seja interessante investir em um trabalho voluntário em sua área, caso tenha disponibilidade. Isso fará com que o profissional possa se habituar novamente ao mercado e aumentar suas especialidades no currículo,

Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook