Remuneração e Benefícios

Gostou? Compartilhe! :)

O controle e organização de Remuneração e Benefícios é um dos subsistemas mais importantes do RH, pois se a empresa não valoriza e beneficia o colaborador de forma justa, a possibilidade de perder talentos é iminente.

Quando o colaborador percebe que está sendo valorizado, seu trabalho passa a ter ânimo novo, os mesmos se sentirão parte da empresa e permanecerão muito mais tempo na mesma.

A remuneração em si vai muito além de um salário, e valores, um colaborador bem remunerado inclui a soma de benefícios oferecidos, bonificações, treinamentos entre outros. O colaborador vê a remuneração e benefícios como uma retribuição que é recebido pela injeção de conhecimentos na empresa, conhecimentos que são adquiridos através de sua formação, cursos, preparações ou até mesmo experiências adquiridas ao longo da vida e em outras organizações. Portanto o ato de remunerar vai muito além de “pagar” por um trabalho realizado, o setor de RH precisa ter em mente que o ato de remunerar seus colaboradores parte do principio de reconhecer o valor do colaborador para o desenvolvimento e crescimento da empresa, por isso é preciso manter salários justos e condizentes com a função exercida por ele, assim como é preciso oferecer sempre bonificações para os esforços nas atividades desenvolvidas.

Existem formas diferentes de remuneração, elas podem ser de acordo com as competências apresentadas pelo colaborador, podem ser variáveis ou indiretas:

Remuneração por Competência – Esta diz respeito a complexidade das atividades assumidas pelo colaborador, visa questões como responsabilidades, confiança e entre outros.

Remuneração Variável – Esta está relacionada ao desempenho do profissional, individualmente ou mesmo em grupo, de acordo com seu desenvolvimento cria-se mecanismos de incentivo para o alcance de metas, desafios e até superação, quanto maior o desempenho, maior a bonificação..

Remuneração Indireta – Esta especifica os benefícios oferecidos pela empresa independente do rendimento do colaborador ou merecimento, um exemplo de remuneração indireto é a assistência médica, que é assegurada para todos os colaboradores que prestam serviço naquela empresa.

Outro fator importante que também pode ser entendido como subsistema, é o de benefícios assegurados, trata-se do conjunto de programas oferecidos pela empresa como complemento do salário, onde a soma de ambos compõe a remuneração do colaborador.

Assim todos os valores que são somados ao salário base, são chamados de benefícios.

Os benefícios podem ser subdivididos em compulsórios: que é imposto por lei em acordo ou convenção coletiva; Ou espontâneos oferecido pela empresa por vontade própria, até mesmo para ser um atrativo diferente de outras organizações.

Lembrando que esses benefícios atraem sim candidatos, podendo ser um diferencial no primeiro momento e que o candidato está a procura de uma vaga de emprego, ou até mesmo para aqueles que já estão no mercado de trabalho e que estão pensando em seguir carreira em outra organização, visando melhorias pessoais.

Sem dúvida a Remuneração e Benefícios, não são os únicos atrativos para talentos dentro de uma empresa, muito menos os fatores chaves para manter um colaborador dentro da organização, mas são sem dúvidas um incentivador para que os mesmos queiram chegar e ficar.

Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook