O primeiro passo e talvez o mais importante é a reorganização das finanças. Honrar as contas que já foram feitas é uma das grandes preocupações para quem está desempregado, portanto para que esse risco possa ser amenizado é preciso se organizar financeiramente. Fazer uma lista de todos os gastos e eliminar tudo que possa ser reduzidos nas contas é válido, usar a racionalidade e estar preparado para ficar o máximo de tempo possível com uma renda reduzida.

O segundo passo é criar uma rotina, o melhor entendimento a se ter nesse momento é que o seu emprego atual é encontrar um novo emprego, portanto encare isso com responsabilidade criando uma rotina de atividades e se mantendo ocupado, assim você otimiza seu tempo livre e não corre o risco de sofrer com ansiedades e outras atividades que possam desviar do foco principal. Uma rotina bem estruturada sem dúvidas vai aumentar a eficiência de todo o processo em conseguir um novo emprego.

O terceiro passo é a reavaliação da sua trajetória profissional até o momento, avaliar os pontos altos e baixos de todo o caminho percorrido traçando assim os caminhos que devem ser evitados, antes de espalhar os currículos.

O quarto passo parece óbvio mas ainda é o principal fator de falhas quando o assunto é Recolocação Profissional, a atualização e melhoramento do currículo é sim um fator chave para um novo emprego. O currículo precisa conter as informações principais de forma clara e objetiva, atraindo assim a atenção para os fatores mais importantes.

O quinto passo esta voltado diretamente para o lado pessoal do colaborador, uma Recolocação Profissional não acontece se o mesmo não estiver bem informado, com o tempo livre é essencial que conhecimentos sejam reciclados, assim como frequentar novos cursos, palestras e eventos do seu interesse, isso faz com que o tempo em que não estiver trabalhando a sensação de estar parado seja minimizada, além do que uma pessoa bem informada sempre causa uma ótima impressão.

O quinto passo está voltado para as atitudes do colaborador junto a situação atual, tomar as rédeas da situação vivenciada é de suma importância para o sucesso, levantar a cabeça e fugir de clichês ou vitimismo, ao ser entrevistado fuja das frases de vitimismo ou de efeito pois elas causam uma péssima impressão, use as caraterísticas que te destacaram no mercado de trabalho e pelo qual você foi reconhecido e destacado, use a franqueza ao falar sobre seus pontos fracos  e o que está sendo feito para minimizar o impacto deles na sua carreira. Outro fator importante é NÃO MENTIR NUNCA! se surgir perguntas como: você foi demitido? e se for verdade, apenas seja direto e responda com a verdade, e apenas o que foi perguntado de forma imparcial.

O sexto passo é essencial para uma boa Recolocação Profissional, a construção de um Networking é sem dúvida um diferencial para qualquer colaborador, pois quem não é visto não é lembrado! Se você se mantém afastado as pessoas não vão lembrar o que você faz e muito menos por onde você anda. Mas o bom senso é muito bem vindo nesse momento, ou seja, vá com calma, não force uma aproximação de pessoas que estão já a algum tempo afastadas, convide para um café ou participe de um Happy Hour, assim os assuntos vão voltar a se alinhar só então depois de muito sutileza é que a atitude de falar sobre suas conquistas sem exibicionismo devem ser mencionadas para que você possa passar uma boa impressão e passe a ser um profissional em potencial para uma indicação.

O sétimo passo é optar por auxílios profissionais, alguns deles são:

Headhunters: esse profissional é contratado pelas empresas com o intuito de buscar profissionais que a empresa necessita contratar naquele momento, as vantagens de contatar um headhunters é que esses profissionais possam te indicar em oportunidades para Recolocação Profissional que eles estejam trabalhando naquele momento e que condizem com o seu perfil. Para estar em contato com esses profissionais é preciso demonstrar seu potencial em conquistar clientes por exemplo, ajudando-os a fazer contato com os responsáveis pelos RH´s ou diretores dos seus antigos empregos e os informando sobre empresas que estão contratando.

Jobhunters: Esses são profissionais são especializados em auxiliar os profissionais que estão buscando Recolocação Profissional, a buscar oportunidades, mas é preciso tomar cuidado pois ainda não existem empresas de referência nesse setor.

Outplacement:  Esse é um trabalho mais completo e mais utilizado pelas empresas, esse profissional acompanha todos as etapas necessários do profissional que busca Recolocação Profissional, desde seu autoreconhecimento, traçar objetivos, simular entrevistas entre outros.