Mais do que aplicar testes psicológicos ou realizar dinâmicas de grupo, os Psicólogos no RH atuam de forma direta nas necessidades pessoais dos colaboradores e acompanham os conflitos que possam aparecer.
Devido ao cenário atual dos negócios as exigências das organizações baseiam-se em profissionais de Psicologia que, além de conduzir um processo bem estruturado de recrutamento e seleção, possa atuar também como um profissional de Recursos Humanos e desenvolver atividades que possam suprir diversas necessidades da empresa e com isso possa auxiliá-las a se tornarem mais competitivas e sobreviverem no mercado atual onde, o capital humano e a qualidade total são os pontos chaves para o sucesso de uma empresa.
Recrutamento, treinamento e avaliações são apenas algumas opções de atuação dos psicólogos no RH. Porém, não basta apenas essas funções, o profissional precisa conciliar conhecimentos, prever necessidades e converter seu trabalho em resultados que possam ser medível dentro de uma empresa.
Novas Tendências
Muitos profissionais de Psicologia com o cargo de Psicólogos no RH, ainda trabalham de forma desmotivada, alegando não atuar em sua área de preferência, com isso permanecem distantes do seu verdadeiro papel na empresa, o de agentes transformadores da área para uma nova tendência de atuação.
Com isso, o profissional que realmente deseja fazer a diferença, deixando para trás esteriótipos e inseguranças, deve dedicar-se primeiramente ao autodesenvolvimento, a partir de especializações que possam suprir a falta dos conhecimentos necessários para buscar a diferença na prática.
O Psicólogo organizacional deve envolver-se com os negócios da empresa, conhecer o mercado de atuação, as demandas que a empresa atende e qual o perfil dos clientes, e ainda saber falar a “linguagem dos líderes”. Muitos projetos bons criados pelo RH são barrados junto a Diretoria devido à falta de comunicação efetiva e demonstração de resultados concretos que poderiam ser obtidos com a implantação.
Um fator importante que não deve ser deixado de lado em nenhum momento em sua atuação dentro de uma organização é que, o foco principal são as pessoas, o olhar ímpar, a percepção e a escuta são competências que devem ser utilizadas todo o tempo pois, o diferencial de psicólogos no RH de sucesso é justamente saber agregar sua sensibilidade às demais áreas exigidas, ou seja, habilidade de se relacionar, ser flexível, tomar decisões estratégicas, orientar os líderes em tomadas de decisões, alinhar os colaboradores com os objetivos da organização, entre outros.
Os Psicólogos no RH ainda atuam com o papel de administrar as dificuldades pessoais que surgirem na empresa, como acompanhar as angústias dos colaboradores ou líderes, frustrações de negócios mal sucedidos, os desentendimentos diários, e os conflitos internos. E a partir dessas questões buscar soluções de RH que estimulem uma relação de confiança, criatividade e respeito, buscando um ambiente favorável à organização e gerar novos conhecimentos.
Dessa forma o profissional passa a fortalecer sua importância no contextos corporativos, uma vez que esse profissional é de suma importância para o pleno desenvolvimento do setor e da organização como um todo.
Você atua na área de RH ou é amante dessa profissão que está revolucionando a forma de atuação do mercado?
Aqui no blog, você encontra vários artigos com conteúdo voltados para profissionais de RH que podem auxiliar você!