Nascido na China por volta de 3.000 a.C os Jogos empresariais somente foram reconhecidos e utilizados como treinamento profissional da área financeira na década de 50.
Características
Os jogos empresariais atuam através de simulações que interagem com situações definidas pelos usuários, saindo da teoria e passando literalmente pela prática, visando buscar resultados qualitativos dos jogadores, com a finalidade de estimular o potencial existente em cada participante, permitindo a implementação e aprimoramento estratégico, incitando o pensamento criativo. Seus desafios estimulam o aprendizado dos estudantes e permitem que eles vivenciem assuntos e cenários do ramo empresarial, capacitando-os para a realidade do mercado de trabalho.
Os jogos empresariais oferecem uma nova perspectiva, saindo do tédio das aulas convencionais e aplicando, na prática as teorias aprendidas em sala de aula.
Para que serve os jogos empresariais?
Atualmente as empresas prezam por colaboradores multifuncionais, que prezam pela criatividade, que possam ser flexíveis, dinâmicos e proativos. Por isso a possibilidade de oferecer treinamentos práticos aos profissionais, que simulem as dores dos clientes é extremamente válido e promissor.
Características básicas
É possível mencionar algumas características básicas dos jogos empresariais:
- São estipulados regras claras e objetivas, bem definidas pelos envolvidos;
- A criação dos cenários são feitos de forma livre, para que se torne um jogo mais envolvente e atrativo;
- As interações são desenvolvidas entre jogadores e o meio simulado, como empresas competindo entre si por mercado de trabalho;
- As participações são planejadas de formas distintas, que podem ser organizadas ou não;
- O jogo representa um ambiente fictício, mas com detalhes do panorama real de uma empresa;
- São apresentados condições de decisões, algumas de maneira simples e outras só são reveladas de modo genérico e superficial, aguçando a inteligência dos participantes.
É possível fazer várias adaptações nos Jogos empresariais, visto que eles são dinâmicos e flexíveis, pode alterar tendências de mercado, sócio econômico ou de legislação.
Modalidades
Jogos comportamentais
Foco nas habilidades pessoais como:
- Auto confiança;
- Cooperativismo;
- Afetividade;
- Interação com outros colaboradores;
- Capacidade de flexibilidade.
Esse tipo de jogo é muito útil para o desenvolvimento pessoal.
Jogos de mercado
São simulações de incidentes de mercado entre empresas e colaboradores, pesquisas de mercado e concorrências.
Jogos de processo
Foco nas habilidades técnicas, a fim de que os jogadores possam atingir seus objetivos por meio de simulações como:
- Simuladores de negociações;
- Gestão de estoques;
- Processos de demonstrações de liderança;
- Estruturação de estratégias;
- Finanças.
Jogos funcionais
Foco nas áreas fundamentais da empresa:
- Recursos Humanos;
- Operacional;
- Produtiva;
- Contábil;
- Marketing.
Jogos sistêmicos
Abrange situações da empresa como um todo, integrando os principais setores organizacionais. Estes são jogos mais sofisticados e mais desafiadores. Esses jogos são conhecidos também como simuladores gerenciais ou de empresas.
Expectativas na aprendizagem do aluno
Com as vivências adquiridas ao longo das experiências proporcionadas pelos jogos, o aluno vai refletindo mudanças em seu comportamento e em determinadas situações, seus pensamentos e perspectivas, por exemplo. Os alunos podem ver de perto seus erros e tem a oportunidade de corrigi-los tomando decisões mais assertivas, tornando-se um profissional mais preparado e qualificado, pois já possui uma experiência virtual do dia-a-dia de uma empresa.
Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]