Práticas indispensáveis na hora da integração

Conteúdo relevante

O primeiro passo e um dos mais importantes é determinar ao colaborador o conteúdo relevante que ele atuará, quanto menor o conteúdo e mais relevante, maior a absorção do que será desenvolvido. É preciso ressaltar que os programas de integração não devem ser igual para todos, o colaborador deve obter mais experiência em sua área de atuação e naquelas que possuem influência direta com suas atribuições.

Mensagens de Boas Vindas e motivadoras

É indispensável proporcionar ao novo colaborador uma recepção calorosa, mas é preciso lembrar que essas mensagens devem ser breves contendo informações essenciais, porém elas são indispensáveis para qualquer integração.

A empresa

É preciso apresentar ao novo colaborador a história da empresa, aproveitando para destacar os pontos fortes instigando o colaborador a se identificar com o negócio e suas peculiaridades.

Missão, visão e valores

Apresentar ao colaborador a missão, visão e valores é uma grande oportunidade para mostrar ao colaborador onde a empresa deseja chegar, quanto mais alinhado esses três fatores estiverem com os fatores do colaborador mais ele se sente parte de algo.

Apresente as pessoas certas

Apresentar o colaborador aos contatos certos, e deixar com que eles tenham uma interação com os profissionais com quem ele irá trabalhar em sua maior parte do tempo é um passo importante de familiarização com a organização.

Apresentação das instalações da empresa

É essencial esse contato do novo colaborador com as dependências da empresa, como cozinha, copa, salas de reunião, se há alguma refeição disponível, onde ficam os banheiros e também como é feito a divisão dos setores.

Destaques da Empresa

Procure apresentar e ressaltar as tradições da empresa, sejam elas grandes ou pequenas, isso faz com que o novo colaborador se sinta animado e motivado em participar dessas tradições. Esses momentos são grandes diferenciais quando se trata de Integração nas empresas.

Dicas:

  • É muito importante fazer que o novo colaborador se sinta parte da empresa;
  • O colaborador precisa ser inteirado da cultura da empresa, e entende-la;
  • O colaborador precisa se sentir seguro e confiar na empresa que ela estará ingressando, pois a desmotivação pode estar diretamente relacionado a falta de confiança na empresa e essa falta de confiança pode ser o resultado de um problema de integração;
  • Fazer uma apresentação do novo colaborador de forma mais descontraída com os colaboradores que ele irá trabalhar é uma forma bastante eficaz de familiarização maior com a empresa;
  • Converse com o colaborador sobre assuntos que facilitem seu dia, tais como: termos técnicos, gírias, siglas, alguns tipos de comunicações usadas internamente na empresa por colaboradores, fazendo assim que ele se sinta como um membro da equipe.

Outros pontos para a Integração nas empresas

  • Quais são os benefícios que empresa oferece (plano de saúde, vale transporte etc.);
  • Canais de comunicação (RH, TI, Ouvidoria e outros);
  • Informação sobre as próximas etapas da integração, se houver.

A importância da Integração nas empresas

A Integração nas empresas de novos colaboradores é uma atividade rotineira, mas que deve ser muito bem desenvolvida pois, pode refletir de forma direta no desempenho do colaborador. O objetivo principal é fazer com que o novo colaborador se sinta à vontade e seguro na nova empresa. As vantagens de uma integração bem desempenhada são inúmeras.

Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]