Implantar um Programa de Estágio, quais as etapas?

Gostou? Compartilhe! :)

Ao Implantar um Programa de Estágio a empresa passa a obter uma série de aspectos positivos, trata-se de uma oportunidade de desenvolvimento mútuo, mas vale lembrar que essa modalidade de contrato possui questões singulares que demanda planejamento e atenção.

Programa de estágio?

Atualmente um estagiário representa uma ferramenta organizacional importante, favorecendo as empresas que desejam ter profissionais qualificados e alinhados com a missão do negócio, em vários aspectos. Além disso, o programa favorece a identificação de talentos, potencializa as habilidades criando carreiras de sucesso e ainda capacita os jovens aos valores internos, garantindo boas ações futuras.

Como Implantar um Programa de Estágio para a sua empresa?

Primeiramente é preciso respeitar as leis definidas para os estagiários, como carga horária, tempo de atuação, dentre outros. Outras estratégias são:

Gestores

O primeiro passo para se obter um programa de estágio de sucesso é nomear pessoas específicas para gerenciar esse programa, através de um mapeamento de funções, garantindo que alguém competente esteja à frente da gestão dos novos estagiários.

É preciso especificar também um orçamento com o levantamento das atividades a serem realizadas durante o processo, tais como estruturação, processos, integrações, entre outros.

Perfis e Comportamentos

É preciso ter um perfil profissional bem definido para que na hora da contratação a empresa saiba o que esperar desses jovens e o que eles vão poder agregar em sua área de atuação. Esse fator também influencia nas características comportamentais, ou seja, se o candidato possui capacidade de liderança, habilidades específicas, sua personalidade e entre outros.

Competências alinhadas aos objetivos da empresa

Após uma análise dos objetivos e metas que a empresa pretende alcançar. É preciso alinhar com o tipo de competência que a empresa precisa.

Monitoramento de resultados

É de suma importância que o estagiário seja avaliado para que ao longo do processo possa ser mensurado seu desempenho portanto, após definir todos os aspectos já mencionados a cima, é importante criar meios para monitorar esse desempenho e controlar seus resultados, a fim de fornecer feedback específico para cada integrante do grupo.

Não confunda com mão de obra barata

Um estagiário está sendo preparado em suas habilidades técnica/superior, e são dotados de conhecimentos que são muito favoráveis a empresa, por isso é preciso que a organização tenha em mente que contratar um estagiário não é contratar mão de obra barata.

Benefícios alcançados

Obter um programa de estágio garante uma renovação periódica, tanto cultural quanto intelectual e isso enriquece a sua força de trabalho e aumenta a diversidade de perfis.

As empresas têm investido cada vez mais em programas de estágio pois reconhecem o valor desses jovens para o futuro da empresa, quando bem adaptado e engajado o estagiário de hoje pode ser um grande líder no futuro. Por isso ao criar um programa de estágio a empresa precisa entender que muito além de um estágio a empresa estará oferecendo um passo diferenciado para esse jovem, pois estar ao lado de grandes nomes e profissionais experientes em seu dia a dia de trabalho é um grande passo e uma vantagem competitiva.

Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook