A Gestão Estratégica de Recursos Humanos tem o intuito de auxiliar as empresas a suprirem as necessidades dos colaboradores enquanto atinge suas metas e objetivos.
Diante do cenário atual mercadológico a Gestão Estratégica de Recursos Humanos precisa estar atuando na empresa de forma ativa, afinal as constantes evoluções e mudanças exigem uma adaptação das empresas e uma percepção constante de que o capital humano é o seu patrimônio mais valioso.
O RH não pode atuar de forma isolada, traçar objetivos e metas sem antes considerar as estratégias da empresa, que depende de forma direta do seu maior patrimônio para crescer, os colaboradores. Assim a missão do RH está diretamente ligado em estabelecer um elo entre os colaboradores e os interesses organizacionais.
Gestão Estratégica e seus impactos nos resultados de negócio.
Uma Gestão Estratégica tem como foco principal aproveitar da melhor forma possível seus colaboradores com o intuito de gerar impacto nas resultados do negócio. E nesse ponto uma das melhores métricas é sem dúvida a produtividade.
Se a Gestão Estratégica surte efeito dentro da empresa, automaticamente os colaboradores se sentirão motivados a trabalhar mais e melhor, e por consequência a produtividade aumentará, tornando a lucratividade constante permitindo que a empresa e os colaboradores alcancem o sucesso juntos.
Quais os pontos necessários para construir um RH de Gestão Estratégica?
Uma dúvida constante entre os profissionais de RH é: meu RH é operacional ou estratégico? Para responder essa questão é preciso se atentar a quatro principais fatores.
Visão de negócio mais estratégico
O primeiro e essencial passo para identificar se sua empresa possui uma RH de Gestão Estratégica é ter o conhecimento da empresa a fundo, ou seja, compreender o modelo de negócio com precisão, isso envolve as áreas operacionais assim como as metas, a cultura em fim, do mais avançado ao mais básico dos detalhes da empresa.
Uso de dados para fins estratégicos
A análise de dados já revolucionou muitas áreas de uma empresa, e em gestão de pessoas isso não pode ser diferente. Softwares modernos até mesmo com o uso inteligências artificiais devem ser utilizados para produzir informações relevantes para a empresa e suas estratégias.
Pro atividade e transformação
O RH de uma Gestão Estratégica nunca deve ser reativo, atitudes devem ser tomadas todo o tempo, transformando não somente o ambiente, mas também as relações de trabalho motivando os colaboradores a trabalharem da melhor forma possível.
Tecnologias transformadoras
A tecnologia é protagonista nos dias de hoje, portanto a maioria dos processos podem ser melhorados através dela, portanto contar com uma tecnologia de ponta é essencial. Estar atento as mudanças tecnológicas e a todas as ferramentas que podem otimizar o dia a dia da organização fazem parte de uma Gestão Estratégica.
Essas são algumas das dicas que podem arquitetar e manter um RH mais estratégico, pois essa postura deve ser prioridade dentro da empresa, afinal o setor de RH é o protagonista na área de competitividade e aumento de produtividade. Sem um RH preparado erros e problemas serão mais recorrentes.
Gostou de saber mais sobre Gestão Estratégica de Recursos Humanos? Fique por dentro de outros conteúdos como esse e não perca nenhuma novidade no setor. Leia também: Expressões em inglês para profissionais de RH!
Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]