Geração Millenium: como liderar esses colaboradores?

Gostou? Compartilhe! :)

Nascidos entre a década de 80 e o começo dos anos 2000 a Geração Millenium causam impacto no mercado de trabalho pelas características diferenciadas de suas gerações anteriores e principalmente devido ao desenvolvimento durante a época de grandes avanços tecnológicos.

Conhecidos também por geração Y, essas pessoas ocupam grande parte da população atual, ou seja, é quase impossível manter uma empresa que não tenha pelo menos um colaborador da Geração Millenium, a questão é que essa geração é vista como rebeldes e não adaptáveis a hierarquia, odeiam regras e são tidos como colaboradores que não costumam criar vínculos longos com a empresa, ou seja, costumam trocar de trabalho de forma mais rápida que outras gerações. Portanto fica difícil para o setor de RH e para as empresas se adaptar a essa geração, mas a verdade é que quando trabalhado da forma correta a Geração Millenium traz grandes vantagens competitivas que são um diferencial para qualquer empresa. Entenda algumas características:

Empatia

Essa geração tem a empatia como marca registrada, ou seja, a receita para obter um trabalho eficaz e duradouro é trabalhar a empatia, começando pelos líderes e por todas os setores de uma empresa.

Mudanças estratégicas

O sucesso é sem dúvida o foco principal dessa geração, obter sucesso a cima de tudo, mas a maioria desses jovens nunca tiveram a necessidade de alcançar o sucesso, pois a maioria vem de famílias super-protetoras que sempre puderam suprir todas as necessidades encontradas, portanto é muito comum que colaboradores mais experientes tratem a Geração Millenium como se eles não fossem bons o suficiente, é ai que novas estratégias devem ser acionadas através de premiações, desafios, choques de cultura, entrosamento, empatia, essas estratégias podem ser trabalhadas das mais diversas formas para que a cultura de que todos sempre ganham independente dos esforços seja sanada.

Paixões da Geração Millenium

Usar o espirito de paixão da Geração Millenium também é uma arma poderosa para qualquer empresa, fazer com que eles se apaixonem pelo que estão engajados é empoderar os Millenium´s.

Manter a leveza no controle e estimular a criatividade

O controle de tudo e todos pelo bem da qualidade ou da cultura da marca acaba com uma das qualidades da Geração Millenium, a criatividade.

Estimular os colaboradores é de suma importância, exercer sua criatividade e ousadia, principalmente os mais jovens. O controle de forma exagerada acaba com o espírito de inovação, independente da geração.

Entender as necessidades da equipe

É de suma importância o entendimento das necessidades do time, não existe ganho algum para empresa forçar o time a trabalhar com algo que se torne indesejável.

O uso de fones de ouvido, doces e lanches, vestimentas informais, games podem parecer detalhes, ou até mesmo um absurdo para alguns líderes mais tradicionais, porém estudos comprovam que incentivos assim funcionam mesmo, e encoraja também o trabalho remoto sempre que possível.

Planejamento

Metas absurdas não funcionam com a Geração Millenium, é muito mais promissor conversar com cada colaborador e entender suas paixões e ambições, ou seja, onde esses colaboradores querem chegar no trabalho que estão desenvolvendo na empresa, assim é possível estimular o ambiente de trabalho colaborativo. Cada colaborador é único e é preciso estimular a fala, a divisão de ideias e tomar iniciativas.

Enfim a Geração Millenium tem inúmeras especificidades, uma empresa precisa entender sobre ela e como quebrar as barreiras que impedem um trabalho promissor com essa geração que tem tanto a oferecer.

Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook