Funil de recrutamento: como funciona e como calcular

Gostou? Compartilhe! :)

O funil de recrutamento é uma ferramenta valiosa no planejamento e condução do seu processo seletivo. Ele ajuda a mapear suas necessidades, determinar o número de candidatos necessários em cada etapa e garante que seu cronograma seja cumprido com sucesso.

O que é e para que serve?

Você já parou para pensar sobre a importância de ter um processo de Recrutamento e Seleção de Estagiários e Trainees eficiente e acessível?

Para isso é preciso planejar sua contratação e aí entra uma ferramenta chamada Funil de Recrutamento.

Ao final desse artigo você poderá baixar uma planilha exclusiva! 😉

Como usar o funil de recrutamento?

O funil de recrutamento é usado para calcular o número de candidatos necessários em cada etapa para que você possa alcançar seus objetivos. Por exemplo: você gostaria de contratar uma pessoa para uma vaga de vendas. O funil ajuda a fazer todo o processo reverso (abordaremos esse cálculo um pouco mais à frente em nosso texto) e descobrir quantos candidatos são necessários em cada etapa para que o processo de contratação desse profissional seja bem-sucedido.

O que acontece se você não realizar o cálculo?

Mesmo que você tenha um determinado número de candidatos dentro do perfil, não saber o número que precisa em cada etapa é um risco muito grande. Sem o funil, você não consegue planejar e avaliar os riscos. Pode acontecer de atingir uma determinada etapa do processo seletivo e descobrir que você não tem o número necessário de candidatos.

Outro fator a ser considerado é o seu cronograma, por exemplo: se você não souber quantas pessoas terá nas etapas como dinâmica de grupo, painéis e entrevistas, não poderá planejar quantos dias serão adequados para realizar tais etapas.

Quais são as informações necessárias?

É preciso ter as seguintes informações sobre seu programa de estágio ou trainee antes de começar o funil de recrutamento:

  1. Data de início das inscrições para o programa
  2. Número de vagas a serem preenchidas
  3. Definição das etapas do processo seletivo (por exemplo: inscrições, testes online, dinâmicas de grupo, painéis e entrevistas)

Como fazer o cálculo do funil de recrutamento?

É recomendável dividir o funil de recrutamento em dois momentos, considerando:

  1. Funil de convocados: número de candidatos que você precisa pensar e chamar, prevendo eventuais problemas ou até mesmo desistências.
  2. Funil de realizados: o número de candidatos que você realmente precisa para cada etapa do processo seletivo.

Vamos observar a tabela de cálculo a seguir, supondo que temos 3 vagas para estagiários ou trainees:

Vamos seguir o exemplo tendo como base a parte esquerda da tabela, onde temos o funil de convocados.

Observe que para cada etapa temos o seguinte percentual, realizando o cálculo reverso:

Total de candidatos inscritos para esse processo: 1.685

Para termos o número dos candidatos que serão aproveitados na etapa de testes online: 421 dividido por 1.685 = 25%

Para sabermos o número que precisamos para a dinâmica de grupo: 97 dividido por testes online, ou seja, 421= 23%

Para calcular o número necessário para o painel = 32 dividido por candidatos para a dinâmica de grupo, ou seja, 97 = 33%

Para obter o número de candidatos para entrevistas: 11 dividido por candidatos para o painel, ou seja, 32 = 34%

Então, para contratar 3 estagiários ou trainees você aproveitará 0,17% dos candidatos convocados (3 dividido por 1.685)

Resumindo: aplicando o cálculo reverso, isto é, dividindo o número de candidatos de cada etapa pelo número de candidatos da etapa anterior, você chega ao número desejado para cada fase de seu processo de recrutamento e seleção.

O que pode acontecer se você não contratar uma consultoria para te ajudar no Funil de Recrutamento?

Você pode optar por conduzir seu processo seletivo e seu funil sem o apoio de uma consultoria. No entanto, é altamente recomendável ter uma assessoria especializada, pelo menos nos primeiros processos de sua empresa.

Caso você opte pela contratação de uma consultoria ou agência de Recursos Humanos para conduzir seu processo seletivo, é preciso considerar:

  1. A qualificação da consultoria/agência: Procure informações sobre as consultorias que fornecem serviços em sua região. Comece a busca pela internet ou a partir de indicações de outras empresas, avalie como a consultoria é vista no mercado, obtenha a relação de seus clientes e faça contato com eles, perguntando sobre o trabalho que já foi realizado.
  2. Currículos dos profissionais: Dependendo da atividade que será feita, peça o currículo dos profissionais que trabalharão para sua empresa e analise a experiência dos indicados.
  3. Examine as ferramentas que serão utilizadas: Atualmente, muitas tarefas podem ser realizadas com apoio das ferramentas tecnológicas, examine qual será a metodologia e o software que a consultoria utilizará.

O EstagioOnline.com é o principal portal brasileiro de comunicação com o público que busca por Programas de Estágio e Trainee. Nossas ações são personalizadas para cada programa, para garantir que você tenha o MELHORES TALENTOS na sua empresa.

Conclusão

Ao conduzir um processo de Recrutamento e Seleção de Estagiários ou Trainees para preencher as posições de sua empresa, você tem no Funil de Recrutamento uma ferramenta muito valiosa. Ele proporciona objetividade e clareza na condução de seu processo seletivo. Tomar a decisão sobre as etapas, cronograma, número de candidatos necessários são apenas algumas das vantagens do funil.

Quer essa Calculadora de Funil de Candidatos? Clique aqui e enviaremos ela para você, gratuitamente!

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook