Funil de Marketing: guia para iniciantes.

Gostou? Compartilhe! :)

Você possui um produto ou serviço inovador, com alto potencial de vendas mas parece que ninguém se interessa? Você precisa de um Funil de Marketing!

Mutas empresas estão alcançando grandes números de vendas, sem obter de fato uma equipe, graças a um modelo estratégico chamado “Funil de Marketing”, uma estratégia simples mas que está provando ser bastante poderosa e eficaz – criada para redirecionar o tráfego, converter pessoas em clientes e torná-los amantes de sua marca.

O que é um Funil de Marketing?

Estratégia projetada para atrair visitantes e convertê-los em Leads, para sua empresa. Para isso através de estratégias de Inbound Marketing o público-alvo estaria dividido em estágios:

Reconhecimento do problema:

Nesse estágio o cliente tem a percepção de uma nova necessidade, mas não consegue entender de forma clara e direta como vai sanar essa conscientização de que precisa de um novo produto ou serviço.

Aprendizado ou busca de informação:

Aqui o cliente passa a buscar informações sobre aquele produto ou serviço que melhor possa atender sua necessidade, e é ai que uma boa estratégia de marketing precisa estar vinculada a sua marca, ou seja, quando você possui uma pergunta onde você procura a reposta? Muito provavelmente no Google, assim como seus clientes em potencial que precisam encontrar sua marca nesse poderoso mecanismo de busca.

Avaliação de alternativas:

Após encontrar algumas opções que possam sanar sua necessidade o cliente em potencial passa a refinar essa busca, usando consultas mais específicas fazendo uma análise de históricos e relatos de usuários que já tiveram contato com o produto e quais suas experiências, e é nesse momento que a empresa precisa “empurrar” gentilmente o cliente para a próxima fase, mostrando como o cliente pode usar seu produto ou serviço para resolver sua necessidade de forma eficaz e abrangente, enaltecendo sua qualidade e especificando suas funções.

Decisão:

Com base na avaliação, o cliente toma a decisão de compra do produto que melhor atende sua necessidade.

Vale lembrar que nem todos os clientes passam por todas fases do funil, alguns já procuram a empresa com decisão de compra, por indicação ou já conhecer o produto por exemplo.

Concluindo

É possível observar em algumas empresas que usam essa ferramenta que uma estratégia de marketing alinhada ao funil diminui os custos de venda, atrai clientes e aumenta a percepção positiva da marca, e apesar das críticas essa ferramenta continua forte, mesmo com a falta de linearidade que a internet traz ao consumo de informação, um pouco de criatividade e inteligencia pode gerar um conteúdo poderoso.

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook