Atualmente é cada vez mais comum existir tipos diferentes de diversidade nas empresas, e todos devem ser reconhecidos e respeitados. Assim é possível obter um ambiente de trabalho harmônico e focado.
Basicamente, Diversidade nas Empresas consiste na união de pessoas com características e bagagem cultural diferentes, concepções como idade, etnia, religião, crenças, orientação sexual entre outras são levadas em conta.
Os tipos de diversidade são inúmeras dentro de uma empresa, ainda mais em empresas de grande porte, o que rege a importância disso é que ainda possa existir a resistência em reconhecer e celebrar essas diversidades, inclusive desrespeitar crenças, valores e culturas que divergem de outras pessoas.
Importância da Diversidade nas Empresas
Obter diferentes tipos de diversidade na empresa é fundamental para o desenvolvimento de perspectivas divergentes, essas perspectivas são essenciais para se obter idéias diferentes e inovadoras.
Essas idéias são as responsáveis por ampliar os conhecimentos, gerando também maior empatia em relação a pontos de vista que podemos não estar habituados, com isso a cultura organizacional só tem a ganhar.
A diversidade em si é algo orgânico e inerente, portanto não se trata de aceitá-la, mas sim acolhe-la de forma natural.
RH e sua importância nesse processo
O RH de um empresa possui atuação direta na existência ou não de diversidade na empresa, pois é o setor que responde pelo processo de contratação e demissão de colaboradores, ou seja, a oportunidade de contratar pessoas com identidades diferentes começa pelo setor de RH. É o setor responsável também pelo bem-estar coletivo da empresa, e pela interação dos colaboradores.
As ações de atrair e reter talentos recai sobre a equipe de recursos humanos e isso envolve a identificação de identidades, e conforme as ações tomadas por essa equipe pode influenciar ou não a diversidade interna, portanto é de suma importância o reconhecimento pelo setor de RH o quanto é indispensável construir uma identidade diversificada focando no combate a discriminação, deixando os colaboradores a vontade para que denunciem qualquer tipo de comportamento inadequado, buscando a transparência e a justiça em qualquer tipo de ação tomada.