Diversidade Empresarial e Seus Desafios

Gostou? Compartilhe! :)

Novo curta da Pixar, Purl mostra uma lição de empatia e lida de forma direta com os problemas de Diversidade Empresarial.

O setor de Recursos Humanos tem o papel fundamental de ser linha de frente aos novos integrantes da equipe, e se certificar que a empresa possa contar com uma equipe diversa e bem estruturada, garantindo assim uma integração de qualidade, segurança e o bem estar no novo colaborador. Para que isso aconteça uma boa prática de integração é de suma importância e precisa ser revista sempre pelos profissionais de RH já que fica cada vez mais claro a importante de se optar por uma equipe diversa e inovadora focando na Diversidade Empresarial.

Focados em demonstrar as reais dificuldades dos colaboradores em uma integração, ou pela falta dela, a empresa de animação digital norte-americana pertencente à Walt Disney Company, a Pixar, desenvolveu um curta que retrata a realidade de empresas que não priorizam a integração e a diversidade, o curta que foi intitulado como “Purl” e mostra o quão caro uma empresa pode pagar quando um novo colaborador não se sente integrado ao ambiente de trabalho, a ideia é mensurar o quanto o colaborador se sente uma “bolinha de lã rosa” em meio a um mar de “empresários engravatados” dentro de um escritório.

O curta foi lançada pela plataforma de compartilhamento de vídeos, o Youtube em fevereiro desse ano, e é o primeiro episódio da série “SparksShorts”. Através de uma meiga e amigável bolinha de lã rosa que começa a trabalhar em um escritório de uma grande empresa, e em seu primeiro dia de trabalho depara-se com vários homens engravatados que não conseguem esconder a estranheza diante da nova colaboradora, que possui hábitos e formas de trabalho diferente dos demais, ou seja, a bolinha rosa representa a diversidade física, social, cultural e entre outros.

Ao se depararem com a Diversidade Empresarial os demais colaboradores passam a ignorar a nova colaboradora, ela é excluída das conversas, evitada durante as horas de laser e suas opiniões são completamente ignoradas, diante dessa situação, a colaboradora Purl passa a realizar o caminho contrário do que Diversidade Empresarial prega, ela começa a deixar de impor suas opiniões e passa a se adaptar aos outros, matando assim sua visão de inovação e novos métodos de trabalho, passando a se tornar mais do mesmo falando e agindo exatamente como outros e abandonando completamente sua colaboração criativa para novas ideias, a falta de diversidade passa a fazer com que a empresa perca pontos pois sem a Diversidade Empresarial a empresa perde a capacidade de obter visões diferentes.

A animação foi escrita por Kristen Lester, que explica que se inspirou em experiências próprias para a criação do curta. Em todos os setores a Diversidade Empresarial é indispensável, pois possibilita uma visão sistêmica dentro de um mesmo problema, além de ser um exercício de empatia a animação retrata exatamente isso, um erro comum do RH na hora de praticar a inclusão e o quanto a cultura da empresa precisa ser preparada também por esse setor, para lidar com a diversidade. A empresa do curta, se mostrou completamente despreparada para o novo, até mesmo o profissional de RH se vê surpreso ao se deparar com a “bolinha rosa de lã” assim como os outros colaboradores também não estavam prontos para a nova colega, por isso é preciso rever sempre a cultura da empresa e mensurar de forma clara os pontos que precisam ser mudados, outro ponto importante é a criação de programas de diversidades,pois é indispensável um conselho de inclusão, criando líderes mais influentes.

Quer conferir o curta e saber mais cobre Diversidade empresarial? Clica no Link e descubra o final da história da simpática Purl:
https://www.youtube.com/watch?v=B6uuIHpFkuo ←

Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook