Apesar do termo estágio ser mais popular e mais conhecido, muitas pessoas ainda o confundem com o programa de Trainee, porém a diferença entre eles é bastante considerável. Nesse artigo abordaremos alguns dos principais pontos de divergências entre os programas de Estágio e Trainee.
A quem é destinado os programas de Estágio e Trainee?
O primeiro fator a ser considerado é sem dúvidas a quem cada um deles é destinado. O programa de estágio é voltado para jovens estudantes ainda no seu processo de formação acadêmica, ou seja, graduandos.
Enquanto o programa de Trainee destina-se a jovens recém formados ou que estejam no ano de conclusão de curso. O foco do programa de Trainee é a possibilidade de moldar o profissional de acordo com os objetivos da empresa, por isso é natural a contratação de profissionais com até três anos de graduado.
Regulamentação?
Outro fator que os diferencia e merece atenção é a regulamentação.
O estágio é regulado pela Lei nº. 11.788/2008. O programa de estágio estabelece uma carga horária de 30 horas semanais e a atividade é remunerada. Os estagiários também têm direito a férias de 30 dias para cada ano de trabalho, mas não contam com vínculo empregatício com a empresa contratante, não possuindo portanto, nem carteira assinada nem benefícios trabalhistas. Por lei os programas de estágio possuem duração máxima de 2 anos.
O programa de Trainee é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além de possuir todos os benefícios que a carteira assinada traz, o programa de Trainee também oferece uma remuneração mais vantajosa. OU seja, é considerado como vínculo empregatício de fato. Diferente do estágio a duração desse programa têm duração variável, que pode ser de seus meses até quatro anos, tendo em média aproximadamente dois anos.
Qual o objetivo dos programas?
O objetivo principal do programa de estágio é introduzir jovens universitários no mercado de trabalho, ou seja, trata-se de uma oportunidade para se aprender a trabalhar, sair do universo da teoria, ou seja, do ambiente universitário, partindo para o ambiente de trabalho e de mercado.
Já o programa de Trainee visa buscar profissionais recém formados, ou seja, em seu inicio de carreira e prepará-lo para assumir cargos gerenciais dentro da empresa. Para isso o jovem passará por diversas etapas e o que conhecemos como job rotation, isto é, atuará por várias áreas de atuação dentro da organização adquirindo conhecimento em diversos setores da empresa.
Programas de Estágio e Trainee: como escolher a melhor opção?
É preciso analisar as características dos dois formatos de trabalho, levando em conta fatores como orçamento para a contratação, tempo necessário para treinamento e quais os objetivos a longo prazo.
Se a empresa precisa de um novo líder no futuro, que possua características de empresa, você precisa de um trainee, por outro lado, se o objetivo for divisão de tarefas e aumento de produtividade provavelmente a melhor opção é contar com um estagiário.
Os programas de programas de Estágio e Trainee possuem de certa forma uma avaliação de jovens, enquanto um é avaliado quanto aos conhecimentos teóricos, o outro passa por uma avaliação e treinamento completo, para que futuramente esteja preparado para assumir um cargo de liderança.
Permita que sua empresa alcance grandes resultados! Invista no recrutamento dos melhores perfis de estagiários e trainees, a empresa – Inova GS – proprietária do – EstagioOnline – oferece um time especializado em atração de talentos que são ministrados por profissionais altamente qualificados. Acesse e conheça nossos planos e vantagens.
Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]