Design Organizacional é uma ferramenta poderosa que tem sido vista como uma resposta às mudanças que vem acontecendo no mundo empresarial, traçar, definir e ajustar estruturas com o objetivo de garantir que o sucesso da empresa seja alcançado.
As empresas em sua totalidade possuem estruturas que são específicas e atuam de acordo com a cultura da empresa, essas estruturas possuem o objetivo de atingir as metas definidas e buscar o sucesso da empresa, porém nem sempre esses resultados são alcançados, e muitas empresas estão se perdendo principalmente quando adotam um modelo hierárquico e às vezes até ultrapassado.
O Design Organizacional tem o papel de revisar essas estruturas e redefini-las para a adaptação dos colaboradores e melhorias para a empresa, alinhando assim os caminhos estratégicos e organizacional. O Design Organizacional desperta o questionamento de como o modelo de decisões adotado por aquela empresa é influenciado pela sua cultura.
Estrutura
O Design Organizacional vai ajudar a empresa a buscar a melhor e mais promissora estrutura de tomada de decisões, por isso vamos demonstrar algumas características que essa estrutura deve apresentar para que os objetivos sejam alcançados em sua totalidade:
- Primeiramente a estrutura precisa estar livre para o fluxo de pessoas e de informações, se alguma parte da empresa é “blindada” um grande problema passa a existir. É por isso que a transparência e confiança são palavras que devem ser levadas a sério em uma organização.
- A estrutura precisa passar por um processo contínuo e incremental, nada que não seja dinâmico será de fácil entendimento e adaptação, o que torna o processo inviável.
- Todos os colaboradores devem participar e contribuir para o Design Organizacional pois visões diferentes contribuem para o fluxo de trabalho e evita a ineficiência.
- A estrutura deve ser o mais clara possível em suas expectativas para que cada colaborador saiba lidar com suas tarefas de forma facilitada.
- Quanto mais autônomo a estrutura melhor, isso gera um empoderamento ao colaborador e a estrutura não fica dependente do aval de alguma chefe ou superior.
A partir desses princípios é possível obter uma base de autogestão adotando assim um modelo de Design Organizacional, ou seja, sempre que preciso será possível rever e melhorar a estrutura organizacional, e essa decisão pode partir também dos colaboradores, que passam a ter voz ativa dentro da empresa, e passa a trabalhar alinhado com as necessidades da organização;
Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]