Antecedentes Criminais: posicionamento do profissional de RH

Gostou? Compartilhe! :)

Devido à proibição do pedido de Antecedentes Criminais é comum a contratação de profissionais que se mostram extremamente capacitados, mas que futuramente tornam todo o processo frustrante, isso porque habilidades e talentos profissionais não refletem no comportamento ético nem em sua forma equivalente de caráter, podendo gerar assim consequências sérias para a organização.

Antecedentes Criminais e a prática de contratação

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), deliberou que fica proibido exigir dos candidatos antecedentes criminais no ato da contratação, segundo o Tribunal essa prática pode ser considerada imprópria e pode causar danos morais e constrangimento por parte do candidato, prezando o cenário atual que preza a inclusão social e defende os direitos trabalhistas. Por isso é preciso obter bastante cautela ao lidas com esses dilemas éticos, a Lei está válida com uma ressalva para cargos de confiança tais como ajudantes do lar; cuidadores de idosos e de crianças ou deficientes; motoristas de cargas; bancários; responsáveis por substâncias tóxicas, entorpecentes e armas; colaboradores que atuam em áreas que possuem informações sigilosas.

Independente das atribuições entende-se que a empresa deseja confiar em seus colaboradores mesmo sem ter em mãos os Antecedentes Criminais, e é impossível que em um processo seletivo a empresa consiga enxergar a contextualização completa da situação e o motivo pelo qual o candidato possui um antecedente criminal, por isso os profissionais de RH precisam partir do princípio de que existem outros meios de conhecer o candidato para os cargos que exigem confiança, sem ferir sua moral e privacidade é importante que o profissional de RH observe as características posturais dos colaboradores quando eles de depararem com situações que envolvam ética e caráter, identificando atitudes suspeitas afim de evitar futuras exposições até mesmo a nível judicial em casos de fraudes, esquemas de corrupção e até mesmo assédios.

Testes de Integridade 

A partir do cenário corporativo atual, é possível perceber que o profissional de RH se transformou em um agente transformador na organização pois, cai sobre eles a responsabilidades das atitudes do profissional contratado, mesmo sem o aval de solicitar Antecedentes Criminais por isso é válido buscar ferramentas e métodos que auxilie no ato da contratação evitando futuras cobranças e problemas de atitudes éticas. O teste de integridade é um das ferramentas que quando bem aplicada pode mensurar e apresentar as melhores recomendações de contratação porém, é preciso ficar atento a testes que descartam o fator humano e interpretam os candidatos como números, passando a ser somente uma ferramente de triagem de pessoas.

Para auxiliar os profissionais de RH a escolherem o melhor Teste de Integridade para sua empresa, vamos listas algumas características importantes de devem ser consideradas:

Validações:

Solicite as validações do teste aplicado, se o teste é aprovado e se já foi validade em algum Congresso acadêmico, caso não possua validação científica pode se optar por outro ou questionar seu valor preditivo.

Foco nos níveis de decisão:

Certifique-se que o questionário esteja de acordo com o nível hierárquico do colaborador.

Adaptação cultural:

Importantes testes criados em outros Países não são eficazes o bastante se não passarem por uma adequação cultural Brasileira pois, provavelmente haverá perguntas que não são compatíveis a nossa realidade, tornando os resultados limitados.

Foco na legislação Brasileira:

O candidato deve ter seus direitos da vida privada, intimidade, imagem e sigilo preservados; Qualquer questionamento de cunho profissional pode ser realizado.

Análise:

Testes vagos que possuem perguntas de múltiplas escolhas não possuem capacidade de contextualizar o fator humano em sua essência portanto, opte por testes que possuem repostas dissertativas e se possível com relatos em vídeo, além de relatórios com técnicas em entrevistas comportamentais e leitura da linguagem verbal e corporal descartando os Antecedentes criminais.

Desenvolvimento pessoal:

Mais do que analisar a integridade do candidato sem o uso de Antecedentes Criminais esse teste deve obter a capacidade de oferecer soluções para desenvolver os potenciais de alinhamento do colaborador escolhido; A busca pelo desenvolvimento da integridade resiliente do profissional e não apenas suas habilidades.

Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]

 

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook