Sou estagiário, e agora?!

Gostou? Compartilhe! :)

Se você, estudante do ensino médio, técnico ou faculdade, está preocupado, tipo, muito mas muito mesmo com seu futuro, chegou a hora de botar a mão na massa! Pegar o PC/notebook, abrir um editor de documentos, montar seu um currículo e ir atrás de uma agência de estágio para encontrar uma empresa que te dê a oportunidade de aprender uma profissão ou apenas ganhar experiência, sem contar que vai ganhar uns trocadinhos no final do mês trabalhando apenas de 4 a 6 horas por dia ;).

“Mas Henrique, eu não sei o que quero fazer da minha vida, como vou estagiar em algo que não sei se vou gostar ou se não quero para minha vida?” Tô aqui pra te ajudar! A resposta é simples meu amigo: infelizmente não tem outro jeito! Uma hora a necessidade vai bater na sua porta, seja para ajudar sua família com uma renda mensal ou para construir sua carreira, uma hora você vai ter que se deixar experimentar coisas novas e enfrentar o mundo sem bússola, nem mapa, nem Waze, nem iFood. Eu sei que é difícil não ter um rumo planejado entre os 15 aos 20, eu, por exemplo, comecei como Jovem Aprendiz pelo Projeto Pescar (2013), depois tive que ajudar meu Pai em seu trabalho autônomo de instalação de redes de telecomunicações (2014), depois fui auxiliar de hortifruti em um supermercado (2015), depois vendedor de loja de artigos esportivos (2015), logo depois fui ser estagiário comercial em uma distribuidora de medicamentos (2016) por causa do meu técnico em administração e hoje, estudo Gestão de RH e sou estagiário na área que tanto sonhava desde que iniciei como Jovem Aprendiz: trabalhar com Recrutamento e Seleção, olha que planejamento bom esse! (Risos). E até o período que era vendedor (2015), pensava em ser Engenheiro Ambiental ou Psicólogo, me arrependo de não ter conseguido? Não, pois eu tenho orgulho aonde eu cheguei e foi graças ao caminho que eu trilhei; tive medo de enfrentar o desconhecido? Claro! Achei que não iria ser ninguém? Lógico! Mas ficar no mesmo lugar, vendo as mesmas coisas e ver todas as pessoas da minha idade voando e eu preso no chão, me dava mais medo ainda (e ainda me amedronta!), não vou dizer para você ler mil livros de autoajuda e de empreendedorismo ou se tornar o novo CEO da Apple! Faça o que achar melhor, apenas faça forçado, pois essa decisão precisa vir de você, porém, se você não fizer nada, não tomar atitude e calar a boca das “vozes da sua cabeça” que dizem que você não vai conseguir e que te assustam, com certeza, você não irá ser quem tanto sonha e conquistar o que tanto quer; se deixe experimentar, se deixe se conhecer, experimente, tente, erre e tente novamente, ou procure fazer outra coisa, sabendo quem você é, vai ser o passo principal para entender aonde quer chegar.

Uma coisa que pode te ajudar muito é escrever coisas legais que você fez na escola ou faculdade, trabalhos e provas que tirou nota alta ou ajudou um colega com os estudos, isso vai te dar uma sensação de feitos concretos, palpáveis, você vai visualizar melhor o que está fazendo de bom para você e para os outros, e depois, pode ir evoluindo e se auto avaliando, vendo seus pontos positivos e pontos a melhorar, isso é mais difícil de fazer, mas não impossível J.

A minha dica que deixo para todos os que são estagiários ou estão começando como tal, é: tenha paciência e aproveite esse momento para tentar e errar, você está tendo a oportunidade de aprender algo novo, independente da área ou do lugar. Em toda e qualquer empresa, sempre tem algo para se aprender e levar consigo. Na minha trajetória, aprendi que todos começam de baixo, que nada se conquista fácil, que existe um porque por trás de tudo, que a forma como você se porta e se comunica vai deixar uma boa ou má impressão nas pessoas (infelizmente, nossos mundo vive de aparências, então aprender a lidar e trabalhar com isso é essencial, mesmo não concordando), e que também precisamos dar o nosso melhor de acordo com as condições que temos fazer o nosso melhor sempre.

Últimos posts por João Henrique Moresco Jacques (exibir todos)
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook