O valor da comunicação

Gostou? Compartilhe! :)

“substantivo feminino”

Pois é! Se você lançar a pergunta: o que é comunicação no google, eis a resposta acima… Tão simples e por vezes tão complexa, tão acessível e também complicada. Ora banal, ora inabitual. A comunicação tem a mesma idade que a humanidade, sim! E em todo esse tempo, tem-se um tema sempre tão debatido e diria que até inesgotável, afinal bastam duas pessoas envolvidas no processo de comunicação para surgirem diferenças, pontos de vista distintos, opiniões e afins.

No mundo corporativo a comunicação é peso de ouro, isso vale para todo o organograma. Quem tem a comunicação como aliada, consegue ser visto, entendido, compreendido e bem quisto. Quem me conhece de perto sabe que costumo usar, o que virou um bordão: a palavra tem força! E é exatamente isso que penso. A palavra tem muita força, ela constrói e ela destrói. Como já citado, vale para todos os integrantes de uma empresa, mas você profissional de RH, é imprescindível fazer bom uso desta “ferramenta”.

Até hoje na minha estrada profissional, percebi o quão importante é lançar mão da comunicação. O seu papel de staff e a forma de atuar estrategicamente, podem ser entendidos a partir da comunicação. Se você pretende implantar programas e precisa convencer as pessoas de como eles são importantes e quer que os demais comprem tal ideia, é preciso comunicar, divulgar, propagar. Se um profissional é recém-contratado, precisa receber orientações, o desempenho precisa ser melhorado ou um comportamento ser modificado, novamente a comunicação surge. Um diálogo claro faz o outro entender um comunicado de desligamento, amenizando os efeitos negativos que a própria situação já carrega. Assim como, esclarece o resultado de uma pesquisa de clima e ainda a boa interpretação de um feedback recebido. Colaboradores bem informados sentem-se respeitados, pertencentes e motivados, o que desencadeia bom clima organizacional e consequentemente melhor resultado para a organização.

É uma ferramenta estratégica, capaz de criar identificação dos funcionários com o grupo e fazê-los representar bem uma marca. Logo, não economizem na utilização de e-mails, extranet, comunicadores internos, celulares, quadro de avisos, reuniões para esclarecimentos sempre que preciso e a boa e velha conversa pessoalmente, o olho no olho não é substituído e sempre mantém seu valor. RH precisa divulgar tudo que faz, assim a cúpula entende a nossa necessidade e os colaboradores a nossa importância. Isso faz toda a diferença, sempre que me perguntam, qual o diferencial de um profissional de Recursos Humanos ou a competência principal que devemos ter, eu cito o poder da comunicação, que acarreta também numa escuta aguçada. Afinal, já dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”!

Últimos posts por Jannine Calixto (exibir todos)
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook