Mindfulness! O que é? De onde veio? Quais seus benefícios?

Gostou? Compartilhe! :)

Talvez a palavra mindfulness ainda não seja tão presente no seu dia a dia! Mas certamente você já ouviu falar sobre os benefícios da meditação.

Mas, cá entre nós, quantas vezes você não pensou que meditar é algo para seres muito evoluídos? Como aquele seu amigo zen?

Fique tranquilo que você faz parte da grande maioria das pessoas. Mas digamos que é mais difícil ficar tão tranquilo se você ainda não conhece o mindfulness.

Quer saber por quê? Não deixe de ler o post a seguir! Nele iremos abordar um pouco mais de onde surgiu essa ideia. Também abordaremos alguns benefícios que ela pode trazer para a sua vida!

Afinal, o que é mindfulness?

O conceito mais utilizado para traduzir a palavra é o de atenção plena, ou seja, um estado de consciência que acontece quando intencionalmente prestamos atenção no momento presente.

Isso quer dizer que o mindfulness não é nenhum bicho de sete cabeças ou algo muito difícil de ser atingido. É como uma habilidade natural do ser humano que pode ser trabalhada para ficar cada vez mais acessível — afinal de contas, não dá para negar que a nossa mente muitas vezes vive distante nas nossas preocupações, nos estresses diários, nas redes sociais ou em qualquer outro tipo de distração.

A partir disso, a ideia consiste em voltar a nossa atenção ao momento que estamos vivendo hoje, aqui e agora. Assim, podemos enxergar as coisas com maior clareza e decidir melhor como agir sobre elas, evitando reações automáticas negativas que estamos acostumados a ter.

De onde veio essa ideia?

Sua origem está na Universidade de Massachusetts, que tem sua sede em Boston, nos EUA. Em conjunto com o hospital da Escola de Medicina e o professor Jon Kabat-Zinn, foi desenvolvido o primeiro programa de mindfulness, em 1979.

O professor, que já era adepto do budismo e da meditação há algum tempo, foi convidado a usar esse método para tratar um grupo de pacientes que não estava respondendo bem aos tratamentos médicos.

Então, Jon desenvolveu um programa de 8 semanas que ficou conhecido como MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction. A intenção era que todos participassem independente de suas crenças, já que o objetivo era promover a qualidade de vida e o bem-estar de todas aquelas pessoas — o que acabou se tornando uma característica do mindfulness, que não é atrelado a nenhum tipo de religião.

Por fim, os resultados foram surpreendentes na melhora dos pacientes, tanto é que o método passou a ser utilizado por outros hospitais e atraiu a atenção de outras pessoas que passaram a incorporar a técnica em suas rotinas.

Hoje, muitas empresas — como Google, Facebook, Ebay, Samsung, entre outras — apostam no mindfulness como estratégia para melhorar a produtividade. Bom, algum benefício deve haver aí, não é mesmo?

Quais são os benefícios para a vida?

Depois de quase 40 anos do início do programa, estudiosos do mundo inteiro já se dedicaram a observar os benefícios proporcionados pelo mindfulness. Dentre os principais exemplos cientificamente comprovados temos:

Enfim, os benefícios são variados. É claro que todas essas vantagens não acontecem da mesma forma para todo mundo, mas ainda que você perceba a melhora de apenas um desses fatores, com certeza você já estará em um lugar melhor, concorda?

Quer saber mais sobre Mindfulness? Baixe nosso e-book gratuito falando mais sobre o assunto! Clique na imagem abaixo e adquira seu material agora mesmo!

Clique aqui para adquirir o curso e para acessar o site da Dágora e conferir outras oportunidades, clique aqui.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

 

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook