Inteligência emocional no trabalho é um diferencial dos bons profissionais

Gostou? Compartilhe! :)

De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e também de aprender a lidar com as emoções e sentimentos das pessoas a sua volta, com o objetivo de alcançar resultados positivos, não só na vida pessoal, como também na profissional.

O modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros pode ter um papel crítico para determinar nossa felicidade e nosso sucesso. Por mais que o mundo corporativo cultive a ideia de que um bom profissional precisa ser integralmente racional, sentimento é fundamental para o bom aproveitamento na empresa.

Segundo o psicólogo americano Peter Salovey, inteligência emocional começa com a ideia de que as emoções também são uma fonte de informação para as pessoas sobre o que está acontecendo a nossa volta e a nossa relação com esses acontecimentos. A partir desta definição, é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades.

Você sabe qual a importância de desenvolver a inteligência emocional no trabalho? É através dela que um profissional tem a oportunidade de conquistar o sucesso com mais facilidade e consistência. Isso vale também para quem deseja desenvolver uma boa liderança na empresa em que atua.

De acordo com Paula Raya Branco, psicóloga organizacional e consultora de recrutamento e seleção, o funcionário que vivencia um sentimento negativo tem a chance de elevar o nível de suas escolhas, ou seja, ser equilibrado, não significa estar sempre calmo. “A inteligência emocional, cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais, permite desenvolver um ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo, produtivo em ideias e resultados”, afirma Paula ao UNIDOMBOSCO.

O autoconhecimento é uma excelente estratégia para o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Ou seja, este filtro que usamos entre o que nos é dito e o que sentimos faz com que a informação se torne pior do que realmente é, conta Paula.

Conheça suas próprias emoções

Reconhecer os sentimentos é o primeiro passo para o desenvolvimento do autocontrole emocional, principalmente no que diz respeito ao ambiente de trabalho. Como somos colocados diariamente frente a frente com situações que por vezes têm o poder de nos levar ao limite emocional, é importante estarmos sempre atentos aos sentimentos que são despertados nos momentos de estresse profissional.

Assim, a minha dica é que você preste mais atenção em suas emoções e nos comportamentos gerados por elas, quando, por exemplo, estiver em conflito com um colega de trabalho, com seu gestor ou com seus colaboradores, desenvolvendo a consciência de que tais emoções existem e procurando analisar como esses comportamentos afetam você e também quem está a sua volta.

Fazendo esta análise você entenderá melhor quais comportamentos e atitudes, decorrentes de suas emoções, estão te atrapalhando profissionalmente e terá a oportunidade de lidar com eles e mantê-los sob controle nos momentos em que eles vierem à tona nas próximas vezes.

Aprenda a lidar com as emoções

Após identificar as emoções e sentimentos que estão sendo um empecilho para o seu crescimento profissional, é necessário aprender a lidar com cada um deles.

O primeiro passo para que isso aconteça é entender que cada um dos sentimentos e emoções que surgem nos momentos de crise no trabalho têm o seu valor e uma razão para existir. O que você vai fazer a partir de cada um deles, é que fará toda a diferença entre um profissional de sucesso e um profissional frustrado emocionalmente.

Diante disso, ao contrário do que muitos pensam, descobrir o poder da inteligência emocional no trabalho e aprender a lidar com as emoções, nada tem a ver com suprimir os sentimentos. Na verdade, o ideal é manter o equilíbrio destes, sabendo dosá-los de maneira correta e controlada, tornando-os proporcionais às circunstâncias que surgem no dia a dia profissional.

Fazendo isso, você conseguirá, com muito mais facilidade e rapidez, se recuperar dos problemas e conflitos decorrentes do trabalho, se tornando o profissional bem-sucedido que sempre quis ser, uma vez que estará cada vez mais tranquilo para ajudar a empresa no alcance de resultados extraordinários.

Com informações de IBC e  UNIDOMBOSCO.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook