Como empresas tem usado a persuasão para converter mais clientes nas Redes Sociais

Gostou? Compartilhe! :)

As Mídias Sociais são uma fonte gigante de possibilidades para empresas que desejam ganhar mercado.

Isso faz com que diariamente as empresas se especializem em criar conteúdos persuasivos para utilização nestas mídias. E se a sua empresa quer entrar no jogo precisa se adaptar as nuances deste mercado.

Para explorar as possibilidades os profissionais de marketing precisam saber sobre como escrever anúncios persuasivos no Facebook / Instagram, conteúdos que convertem.

Existe uma estrutura de três partes a seguir para criar anúncios no Facebook que funcionam e compartilham três ganchos para criar seus anúncios.

Acompanhamento das alterações de anúncios do Facebook

Em agosto de 2019, o Facebook alterou o design visual dos anúncios, o que também reduziu a quantidade de texto visível do anúncio no feed de notícias. Agora, apenas três linhas de texto principal são mostradas no feed de notícias para celular, de onde vem a maior parte do tráfego para celular. Após essas três linhas, as pessoas precisam clicar em um prompt para continuar lendo.

Essa é uma grande mudança, porque o Facebook / Instagram costumavam exibir o dobro dessa quantidade de texto por padrão. Isso aumenta a urgência de capturar a atenção do consumidor muito antes no anúncio. Obter mais cliques para continuar lendo também é um indicador para o Facebook de que o anúncio está sendo usado, o que ajudará em suas pontuações de diagnóstico.

O Facebook também adicionou discretamente a capacidade de reter determinados formatos de texto na cópia do anúncio colada. Existe uma ferramenta chamada YayText para colocar em negrito ou itálico certas palavras e, em seguida, cópia e cola o texto diretamente no anúncio. Essa funcionalidade não é nativa do Gerenciador de anúncios, mas se você configurar a formatação de texto em uma dessas ferramentas e copiá-la e colá-la em um anúncio, o Facebook agora manterá a formatação. Isso funciona mesmo em grupos, que também obtiveram recentemente recursos de formatação.

Use esse recurso com moderação, pois muita formatação pode dificultar a leitura do seu anúncio. Mas é uma ótima maneira de chamar a atenção para certas partes do texto que mais importam, além de se destacar de outros anunciantes, porque a maioria das pessoas ainda não sabe que você pode formatar o texto do anúncio.

Por que o Copywriting é tão importante?

Os anunciantes do Facebook geralmente se concentram no criativo visual – o vídeo ou a imagem – mas o texto do anúncio é igualmente importante. Se seu anúncio tiver visuais realmente fortes, mas o texto for medíocre, você estará perdendo uma grande parte do seu mercado com maior probabilidade de ler seu anúncio.

O texto do anúncio é a articulação de gatilhos mentais; é a razão pela qual um consumidor deve executar a ação que você está solicitando. Esteja você pedindo para assistir a um vídeo ou solicitando que clique no link, esse texto do anúncio é onde você “os encontra na conversa que já está acontecendo na mente deles”. Em seguida, faça a transição dessa conversa para o seu plano de ação e como isso os beneficiará.

Muitos profissionais de marketing do Facebook ainda pensam que podem lançar anúncios que apenas explicam sua oferta ou falam sobre o quão bom é seu produto ou serviço, o que não funciona mais.

Concentre-se no “Por que”

A verdadeira habilidade quando se trata de escrever anúncios é o “porquê”. A melhor maneira de descrever isso é o que alguns especialistas chamam de “grade do antes e depois”. Sempre que tentar vender um produto ou serviço, use essa grade para ajudá-lo a descobrir a transição que ele está realmente fornecendo ao usuário final.

Portanto, antes de solicitar ao seu público que participe do seu webinar na próxima semana, descubra o estado “antes” do seu mercado agora.

Quais as dores de seu público? Qual é o estado emocional deles? Com o que eles estão lidando no dia-a-dia? Depois que eles consomem seu webinar, o que isso faz por eles? Qual é o estado “depois”? Como suas vidas melhorarão? Se você dedicar um tempo para descobrir isso e tudo estiver à sua frente, o texto do anúncio será fácil. É isso que falta à maioria das pessoas – o “por que” – e é por isso que o CopyWriting é tão importante.

Ninguém vai ao Facebook procurando anúncios. Eles vão lá para um propósito diferente. Eles não estão procurando sua solução. Eles estão lá com uma intenção diferente e você os interrompe com seu anúncio. Para evitar o zoom passado, é preciso conectar-se a eles.

3 tipos de gatilhos para usar em seus anúncios no Facebook

Tudo começa com o “gatilho”, e podemos classificar em três categorias favoritas de gatilho que qualquer pessoa pode usar.

Dor / Benefício

Fale a um ponto problemático que você conhece este avatar em particular. Depois, fale com um benefício, o estado “depois” – o resultado desejado que eles esperam resolver o ponto de dor que estão enfrentando.

Um bom exemplo disso vem de uma empresa americana chamada Dog Training Secrets, que vende cursos em vídeo sobre treinamento de cães. Eles têm um anúncio realmente simples de dor / benefício que diz: “Seu cão fica muito excitado e descontrolado quando vê algo que deseja em seu ambiente? Assista a este vídeo para descobrir um truque inteligente de como finalmente começar a ensinar seu cão a se acalmar sob o comando e clique aqui para saber mais.”

Isto é realmente simples. Ele começa com esse ponto de dor: “Seu cão fica muito excitado e descontrolado quando vê algo que deseja em seu ambiente?” Se você tem um cão que está fazendo isso, é um enorme ponto de dor. É frustrante. A empresa está começando a falar sobre esse ponto problemático e, em seguida, migrando para o benefício e falando para o estado “depois”: “Assista a este vídeo para descobrir um truque inteligente de como finalmente começar a ensinar seu cão a se acalmar sob comando.”

Pode ser um anúncio longo ou curto. É apenas um gatilho e uma estrutura muito simples que você pode usar com quase qualquer público.

Que ponto de dor sua oferta resolve que você deseja promover? Lidere isso, porque chamará a atenção das pessoas que estão enfrentando esse ponto de dor. Em seguida, faça a transição para o estado “depois” para o qual eles estão olhando, onde sua oferta permite que eles resolvam o problema.

Gancho Baseado em Sentimentos

Todo mercado tem empatia. Marketing que fala com seus sentimentos geralmente o atrai. É só analisar algumas empresas que fazem isso e notará que fica muito mais atraído por elas. Muito do seu mercado, qualquer mercado, é da mesma maneira.

Use sentimentos, mas nunca use os sentimentos de alguém contra eles. Como profissionais de marketing, temos muito poder para influenciar como as pessoas se sentem sobre si mesmas e outras coisas, e devemos sempre usá-lo para o bem. Pode ser muito poderoso se o seu produto ou serviço puder melhorar a maneira como alguém se sente.

Um bom exemplo disso é de uma empresa de suplementos de saúde chamada Organifi. O anúncio diz: “Daqui a seis meses, quando as pessoas chegarem até você e perguntarem: O que você está fazendo? Eu quero um pouco disso. Seja o que for, você está incrível, você não pode colocar um preço nesse sentimento. Compre hoje e veja como a Organifi faz você se sentir.”

Se sua oferta é algo que realmente transforma a vida de alguém, brinque com os sentimentos associados. Fale para um estado indesejável de “antes” e como isso se sente, ou para o estado “depois”, como Organifi fez, ou até ambos. A Agência de Marketing Digital Webtrends costuma comercializar para a comunidade de marketing, então eles falam sobre como os anúncios do Facebook podem ser frustrantes.

Para ajudá-lo a encontrar esse gatilho, pesquise sua base de clientes, se possível.

Gatilho da Lógica

Encontre uma declaração lógica ou um fato que comprove seu ponto de vista muito cedo no texto do anúncio, para que as pessoas com muita lógica concordem imediatamente com você e queiram continuar.

Com um gatilho da lógica, a premissa é que precisamos apresentar algum tipo de ponto de dados de natureza bastante incontestável e factual para impedir os leitores e fazer com que prestem atenção. E nem sempre precisa ser um ponto de dados ou um número.

Por exemplo nutricionista que ajuda as mulheres a equilibrar sua dieta com seus hormônios. Um bom anúncio lógico para esse cliente poderia começar com: “Você sabia que seus hormônios mudam semana a semana e sua dieta deve corresponder a isso?” Isso é pura educação, porque a maioria das pessoas que leem isso não conhecia essa informação antes. Eles estão imediatamente interessados ​​agora, porque essas informações chamaram sua atenção e desejam continuar lendo.

Conclusão

A melhor forma de chamar a atenção e atrair pessoas em um ambiente como uma rede social é despertando as emoções delas, especialmente falando sobre os problemas que elas possuem e que seus produtos e serviços podem resolver.

As pessoas são egoístas por natureza e, mostrar os benefícios que você pode oferecer para elas em face aos problemas que elas possuem é a melhor forma de gerar resultados em mídias sociais.

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook