4 habilidades indispensáveis para o profissional do século XXI

Gostou? Compartilhe! :)

Tenho certeza que você já ouviu dizer que muitas profissões tradicionais vão deixar de existir. Não se sabe ainda exatamente quando isso vai acontecer, mas o fato é que as tecnologias realmente impactarão todo o mercado de trabalho.

As empresas precisam acompanhar essas mudanças para sobreviverem e se manterem competitivas. Por outro lado, todo profissional também deve ficar atento a essas transformações, principalmente para não perder espaço e conseguir se reinventar dentro da sua área de atuação.

Se antes esse era um tipo de preocupação para o futuro, agora já estamos falando do presente. Novos desafios já estão aparecendo e precisamos estar prontos para enfrentá-los. 

Você está preparado? Continue acompanhando o texto para descobrir quais são as habilidades indispensáveis para o profissional do século XXI

1. Boa comunicação

O mundo todo está conectado e isso fez com que a comunicação se tornasse uma capacidade ainda mais valorizada. Temos acesso diariamente a milhares de informações e podemos chegar até o outro lado do planeta em questão de segundos, só que nada disso adianta se você não sabe se comunicar bem.

A comunicação deve ser aprimorada, seja para conversar com um cliente de outro hemisfério ou com o colega de trabalho que senta do seu lado todos os dias. Saber ouvir e saber falar são virtudes que merecem a sua atenção.

Um detalhe especial nesse contexto é que não se trata apenas de desenvolver a sua oratória para conseguir falar bem em público, expor as suas ideias e dialogar com qualquer tipo de pessoa. Muita gente ainda não percebeu, mas a comunicação produtiva também passa pela escuta. Será que não é isso que falta você aprimorar?

2. Flexibilidade

Em tempos em que mudanças são recorrentes, ser flexível é uma postura mais do que necessária. Não há tempo para ser desperdiçado, sendo necessário responder ao que acontece de forma rápida e consciente.

Logo, flexibilidade, agilidade e resiliência formam uma espécie de “pacote” que nenhum profissional deve desconsiderar. Pode-se dizer que uma pessoa que se mostra sempre resistente e não consegue lidar com as transformações que acontecem ao seu redor está mais próxima do fracasso. É preciso estar disposto a superar obstáculos e fazer as adaptações necessárias sem sofrer tanto com isso.

3. Inteligência emocional

Estresse, pressão, angústia, frustração, medo, insegurança e tantos outros sentimentos estão presentes nas nossas vidas, não é mesmo? Ainda que eles sejam comuns, não podemos deixar que tomem conta do nosso bem-estar.

Observar e controlar as emoções é uma necessidade urgente no século XXI. Como essa não é uma tarefa fácil, a inteligência emocional passou a ser um diferencial para quem é capaz de lidar com as sensações vividas no dia a dia com certa sabedoria. 

Afinal de contas, a produtividade no trabalho depende de manter corpo e mente em equilíbrio. Você tem buscado ter uma vida emocionalmente mais equilibrada? Saiba que isso pode transformar o seu potencial como profissional!

4. Proatividade

Você tem vontade de fazer muito mais coisas do que consegue? Esse é um bom sinal, já que demonstra que você está interessado em ser produtivo e confirma a sua atitude proativa — isto é, de ter iniciativa e assumir responsabilidades para resolver as situações. 

O problema é que o nosso tempo é escasso e nem sempre dá para fazer tudo. Para completar, uma má gestão do tempo pode deixá-lo ainda mais limitado e ineficiente. Saber gerenciar as suas atividades e melhorar a sua produtividade é uma missão especial para quem quer se dar bem nesse mundo acelerado que vivemos.

Enfim, todas essas habilidades comportamentais parecem um pouco distantes do que aprendemos em uma faculdade tradicional. Isso reforça o quanto é importante ir além para se destacar no mercado. 

Aliás, é bem possível que um diploma de uma universidade reconhecida tenha menos impacto do que a sua desenvoltura profissional, especialmente em cargos que exigem essas competências.

Empresas como a Apple, IBM e Google já declararam que a formação acadêmica não é o principal critério em um processo seletivo. Por mais que essa seja uma parte importante, as experiências e habilidades dos candidatos têm sido mais relevantes para definir uma contratação. 

É hora de sair da zona de conforto para buscar alternativas de aprendizado! Caso contrário, você corre o risco de ficar parado no tempo e distante das boas oportunidades. Então, aproveite para conhecer uma nova forma de aprender e adquirir as habilidades indispensáveis para o profissional do século XXI!


Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook