Na quinta feira (28), o Governo decretou cotas de 30% para negros que são válidas tanto para estágio quanto para aprendizes.
Decreto do Governo
O presidente Michel Temer assinou um decreto na quinta-feira (28), aceitando a cota de 30% para seleções nos programas de Estágio e Jovem Aprendiz.
Com esta nova medida, o mercado de trabalho oferece mais oportunidades para negros no mercado de trabalho.
Infelizmente, muitos jovens ainda encontram muitas dificuldades na inserção da carreira. Consciente deste cenário, o Governo Federal usou essas medidas para aumentar as oportunidades para os jovens negros, criando maiores facilidades com a decretação das cotas. Assim, órgãos e empresas terão a obrigação de contratar no mínimo, 30% dos negros. Sendo assim, das 10 pessoas para a seleção num Programa de Estágio ou Aprendiz, 3 deverão ser negros.
Quem poderá ter o direito das cotas que estão direcionadas para negros?
Para a disputa de vagas que estão reservadas aos negros, candidatos precisam ser autodeclarados que são pretos ou pardos, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com esse decreto, é possível que o mercado abra novas 40 mil oportunidades aos jovens negros a ingressar facilmente para o mercado de trabalho, deixando de lado a desigualdade racial.
E se as vagas para negros não forem totalmente preenchidas?
Caso não houver negros o suficiente para as vagas de determinado Programa ou oportunidade, as vagas podem se tornar remanescentes para o Processo Seletivo de ampla concorrência. Agora, se houver declaração falsa do candidato, este será eliminado da oportunidade ou Programa.
Não deixe de continuar acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]