Dados reúnem que um dos setores que mais emprega no mundo está sendo o de Energias Renováveis. Isso mesmo! Poucos de vocês devem saber como funciona, o que significa, quanto é em média um salário como esse, o porquê desse setor ter crescido tanto, quantos brasileiros estão nessa área… enfim! São tantas perguntas!
Mercado mundial neste setor
Mas o que podemos adiantar é que, Energias Renováveis agora emprega mais de 10,3 milhões de pessoas no mundo. E por quê?
China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão continuam a ser os maiores empregadores do mercado de energia renovável global, representando mais de 70% de todos os empregos no setor , incluindo grandes hidrelétricas. O reconhecimento vem por parte de muitos países de que o crescimento econômico com base em tecnologias de baixo carbono é importante e, principalmente, atraente.
No Brasil
Esse mercado começou a ser popular em meados de 2015. Sendo o segundo país a oferecer mais vagas que qualquer outro no mercado, a intenção ao final leva a um recurso importante para assegurar a demanda por eletricidade no Brasil nos próximos anos, as energias renováveis, como eólica, solar e térmica por biomassa, têm a vantagem de ser consideradas uma matriz limpa, que causa poucos danos ambientais. Essa é uma das vantagens a assegurar.
Para quem se direciona esse mercado?
Um dos cursos mais procurados para esta área está entre Engenharia, sendo para tecnólogos e também para cursos superiores.
Segundo o Guia do Estudante, o profissional vai atuar em energias renováveis planeja, opera e faz a manutenção de sistemas que envolvem energias renováveis, como eólica, solar, de biomassa, hidráulica, entre outras, conforme as normas técnicas e de segurança e visando a redução dos impactos ambientais. Atua também na gestão de contratos de venda de energia e dos sistemas de tarifação.
O currículo do curso é focado em disciplinas específicas, como: Eletricidade e circuitos elétricos, eletrônica de potência, fenômenos eletromagnéticos e da mecânica, gestão e distribuição de energia, máquinas elétricas, instalações elétricas de alta tensão e desenho técnico.
Empresas que oferecem emprego nesta área, começam a oferecer alguns estágios que em média é de 2 a 5 anos de conclusão. Em alguns cursos como estes acima requisitados não precisam do estágio. Pois não é obrigatório.
O Google
O Google também está entrando na onda de Energia Renováveis e os resultados tem sido promissores. Veja!
Salários e o curso especializado na área
Os salários variam entre R$ 1.900,00 e R$ 4.700,00 e o curso específico de Técnico de Energias Renováveis aborda os seguintes temas:
- Energia e Mudanças Climáticas;
- Biogás;
- Eficiência Energética em Edifícios;
- Energia Mini Hidrelétrica;
- Energia Mini Eólica;
- Energia Solar Fotovoltaica;
- Energia Solar Térmica.
Se interessou? Em breve vamos divulgar algumas informações a mais sobre vagas de emprego na área. Fiquem ligados nas nossas notícias!
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]