Outras práticas devem se tornar rotineiras em um processo de recrutamento e seleção, essas práticas que vão garantir uma Candidate Experience valiosa e positiva, por isso vamos citar algumas dessas práticas:
Processo de recrutamento mais simplificado
É hora de simplificar os processos e deixar a empatia falar mais alto, procure saber como o candidato se sentiria sendo abordado daquela forma, o temo de aplicação e os e-mails enviados, ler o conteúdo que é fornecido pela empresa e saber como é ao se inscrever naquela posição, e ao observar algo diferente, mude!
Automatização
O uso da tecnologia para melhorar a Candidate Experience é essencial, um grande auxiliador é a automação de e-mails que poderão auxiliar o candidato e melhor sua Candidate Experience. alguns exemplos são:
- Envios de e-mail para os candidatos auxiliando quais os passos a seguir e quais os processos estão sendo desenvolvidos.
- E-mail ao se inscrever: nesse e-mail é possível enviar algumas características da empresa que sejam animadoras para o candidato, como prêmios, casos de sucesso, matérias recentes entre outros.
- E-mail de fornecimento de informações: esse e-mail é essencial pois o candidato não fica vários dias sem uma resposta, mesmo que seja um e-mail simples contendo informações sobre o processo e em qual etapa ele está sendo trabalhado é essencial. Se por acaso o processo já foi concluído e o feedback é negativo, é preciso deixar claro o porque o candidato não foi selecionado e o que ele poderia ter feito de diferente.
- Informações claras: é preciso se certificar que no e-mail fique claro tudo que o novo colaborador precisa obter para participar da oportunidade, diminuindo o risco de perder talentos, ou pessoas não qualificadas se inscreverem.
Feedback
Um processo de recrutamento e seleção de sucesso existe um feedback SEMPRE! É do entendimento de todos que o processo de seleção leva tempo, e requer inúmeras reuniões e alinhamento, portanto organize seu tempo e não se esqueça nunca de dar feedback para todos os candidato que participaram do processo, o hábito de fazer com que o candidato subentenda que foi reprovado é péssimo para a reputação da empresa, e para a Candidate Experience.
Empatia
Como já foi mencionado a empatia é de suma importância em um processo bem desenvolvido, lembrar sempre que trata-se de um processo de mão dupla. Agregar uma experiência única na vida dos candidatos é sem dúvida um grande diferencial em um processo de recrutamento e conta muitos pontos quando se trata da Candidate Experience.
Clareza dos processos
Quando um processo de recrutamento e seleção não está bem elaborado, provavelmente uma série de entrevistas, testes e outras atividades serão solicitadas, mas o preocupante é que esse tipo de atitude é angustiante para qualquer candidato e pode sim deixara a marca empregadora em jogo, por isso é de extrema importância que o processo seja estruturado e revisto quantas vezes forem necessário antes de ser divulgado, deixando claros as etapas que o candidato será submetido, aumento e muito o sucesso do processo e uma Candidate Experience muito mais efetiva.
É muito fácil identificar o quanto uma experiência ruim pode prejudicar uma empresa, a maioria das pessoas que já passaram por uma experiência assim afirmam que nunca mais se candidataram em empresas nas quais a experiência foi negativa, assim como essas mesmas pessoas não indicam para amigos ou pessoas conhecidas que se candidatem, portanto se você ainda não se convenceu sobre a importância de uma Candidate Experience positiva, está na hora de rever muitos conceitos.