Especialistas afirmam que o candidato a primeiro emprego pode destacar qualidades e cursos já feitos.
Trabalhos voluntariado ou ‘bicos’ podem ser mencionados.
Várias são as dúvidas que surgem entre os jovens quando vão criar seu currículo e levar ao mercado de trabalho, na busca da primeira oportunidade de emprego, o que devo ou não colocar no currículo? É preciso “preenchê-lo” com as suas habilidades e dizer o que quer aprender? Essas são algumas das várias dúvidas de quem está em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho.
É importante salientar que: quando o recrutador vê a idade no currículo já imagina se o candidato tem ou não experiência, e isso não é visto como um problema. O candidato deve sempre colocar em destaque o que tem de melhor: a formação escolar (não é necessário a inclusão de notas escolares ou até mesmo cópia do histórico escolar junto ao currículo, caso seja necessário no ato da contratação a empresa irá solicitar uma cópia), um idioma, voluntariado e até uma experiência profissional fora do mercado formal.
Cursos adicionais como informática e cursos extracurriculares ou profissionalizantes ajudam a compor a lista de habilidades que podem ser apresentadas.
Para vagas específicas o candidato pode destacar alguma característica que tenha relação com a vaga, conhecimentos, cursos etc.
Especialistas afirmam que os recrutadores, também levam em consideração os “bicos” realizados, trabalhos em uma empresa familiar, em organização de pequenos eventos e até um trabalho temporário.
Trabalhos realizados como voluntariado e intercâmbio devem informar as experiências. Elas contam muitos pontos, porque mostram que o futuro funcionário gosta de aprender e de participar de diferentes projetos.
Dica: Currículos muitos extensos e com muitas informações sobre o candidato são mau vistos, pois o recrutador sempre terá em sua mesa uma pilha imensa de currículos para serem selecionados.
Veja abaixo um passo a passo de como montar seu currículo para o 1º emprego
Detalhe: Não inicie seu currículo com as frases “Curriculum VITAE, Currículo etc “, sempre inicie com seu nome completo e abaixo as demais informações.
1) Dados pessoais
São as Informações que devem constar no início do currículo: nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail.
2) Objetivo
Candidato pode listar o cargo de interesse. Caso ele não tenha uma posição específica, pode citar a área de atuação, como logística, administrativa, entre outras, ou até mesmo deixar que seja direcionado pela gerencia da empresa.
3) Formação acadêmica
Neste campo deve ser informado o último grau de escolaridade, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, para quem está concluindo citar que está em andamento.A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano de conclusão.
4) Idiomas, informática e outros cursos
Neste campo o candidato que, até então, não possui experiência, poderá mostrar que tem outras habilidades que poderão ser utilizadas no emprego. Como cursos de idiomas, informática, capacitações, etc.
Neste ponto o Estágio Online pode te ajudar! Você pode até não possuir experiência profissional em uma empresa real, mas pode participar e entender como uma empresa funciona através da capacitação que fornecemos. Imagine você atuando dentro de uma empresa “não real” que possui as mesmas coisas de uma empresa “real”. Isso ajudará você a sair na frente de pessoas que não possuem essa experiência.
5) Voluntariado e outras experiências
As experiências no mercado informal são válidas e podem ser citadas. O voluntariado é muito valorizado pelas empresas e os “bicos” também.
6) O que não deve ser colocado em seu currículo
– Fotos (só quando o empregador solicitar)
– Número de documentos tais como CPF, RG
– Título “currículo vitae” ou “currículo”
– Nome de pais, marido ou esposa e filhos
– Referências pessoais (contatos de pessoas que podem falar sobre o profissional não devem ser indicados)
– Pretensão salarial
– Cartas de referência
– Certificados de cursos realizados
– Data e assinatura
– Habilidades genéricas, como pró atividade e criatividade
– Históricos escolares
– Formação acadêmica com informações incorretas
Ter muito cuidado com:
– Erros gramaticais, tais como ortografias, parágrafos, espaços, pontuações, etc.
– Letras ou fundo colorido e/ou com desenhos
– Não informe habilidades que não possui
Aposte sempre nas letras formais e tradicionais. Separe corretamente os campos de informações, uma boa dica é sempre deixar em negrito os campos aos quais abaixo irá ser informado seus dados.
E boa sorte!