A nova tática usada na maioria das empresas é a promoção e o desenvolvimento profissional dos colaboradores, conhecido como Educação Corporativa.
Os departamentos mais engajados de RH, estão focados não somente na admissão ou demissão de colaboradores, e sim voltando seus esforços para desenvolver estratégias para desenvolver uma Educação Corporativa, atendendo assim uma nova cultura empresarial, que tem como base o investimento no colaborador, desenvolvendo seu lado profissional e pessoal.
Educação corporativa
A educação corporativa baseia-se em práticas aplicadas pelo setor de gestão de pessoas integrada com uma gestão de conhecimentos, com o intuito de desenvolver e reter o capital intelectual do colaborador em sua máxima, possibilitando a ele o desenvolvimento da sua própria carreira seja ela de curto ou a longo prazo.
Trata-se muito mais do que um treinamento empresarial ou uma qualificação, a Educação Corporativa está ligada a articulação de forma coerente as competências individuais e organizacionais no contexto amplo da empresa.
Importância da Educação Corporativa
A Educação Corporativa é uma ação chave para diminuição de índices de rotatividade dentro da empresa, e está diretamente ligada as inovações dela, com isso é possível estabelecer e imprimir o DNA da empresa em seus colaboradores de uma forma que eles passem a entender que eles fazem parte e são essenciais para o desenvolvimento da organização como um todo. Essa medida vai influenciar não somente no aumento da sua produtividade, mas também trará uma melhoria da qualidade do serviço profissional dele.
O aumento da competitividade cresce a medida que esse DNA cresce nos colaboradores. O entendimento de que a empresa não é a única detentora de conhecimento faz com que o potencial do colaborador seja enaltecido. Outro fator importante é deixar de lado alguns padrões de formalidade facilitando a interação e a comunicação interna entre diversos setores e hierarquias.
Vantagens competitivas de empresas que investem em Educação Corporativa.
- Incentivo ao uso correto e eficaz dos equipamentos de trabalho;
- Melhorias nos processos e sua gestão;
- Aprimoramento das habilidades profissionais;
- Engajamento dos colaboradores à cultura da empresa;
- Implantação e desenvolvimento da segurança no trabalho;
- Implementação do desenvolvimento de competências de liderança para gestores;
- Melhorias no comportamento e atitudes dos colaboradores;
- Qualificação dos colaboradores em sua totalidade.
A busca de talentos que os profissionais da área de RH almejam dentro das empresas, depende da capacidade de inovação e agregação de valores aos colaboradores. Se as ações estão focadas apenas em manter as “coisas acontecendo” uma hora fatalmente os colaboradores se tornarão ultrapassados e não hábeis.
A Educação Corporativa nas empresas é uma prática que contribui de forma direta para a melhoria dos processos internos e para o desenvolvimento dos negócios em todos os setores.
Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]