No mês de junho é comemorado o Dia do orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) em todo o mundo, a luta pela igualdade de direitos já dura a anos e é fundamental que as empresas adotem não só mudanças tecnológicas, mas também as que dizem respeito ao comportamento humano.
Em pleno século XXI, o mercado de trabalho ainda apresenta uma desigualdade quanto ao compromisso com a inclusão de LGBT´s no âmbito corporativo, ainda são poucas as empresas que disseminam internamente e externamente informações referentes ao orgulho LGBT e a suma importância dessa inclusão.
Há não muito tempo, reconhecer a importância da diversidade era uma opção dentro das empresas, mas nos dias de hoje a diversidade é um diálogo instaurado, é preciso compreender e possibilitar novos tempos visto que essa prática é o que torna rica a experiência humana.
Companhias que são adeptas da diversidade com suas equipes, costumam ter melhores resultados financeiros e também maior índice de motivação e produtividade, as diferenças de estilos agregam à empresa uma imagem mais justa, inovadora, igualitário, e sensível ás causa sociais, manifestando uma nova visão, visto que profissionais diversificados possuem características de criatividade, mente aberta e uma disposição maior de assumir riscos.
Grandes marcas e orgulho LGBT
Diante dessa realidade empresas tem criado estratégias para conscientizar os profissionais sobre a inclusão tornando o ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor. Vejamos algumas empresas adeptas a causa:
IBM – International Business Machines Corporation
Esse exemplo pode ser observado pela empresa IBM – International Business Machines Corporation, empresa voltada para o segmento de tecnologia da informação que lançou uma versão nova do seu logotipo, a nova logo conta com as cores do arco-íris e será usado em programas específicos para incentivar o compromisso com os direitos da comunidade LGBT, a IBM possui uma política de oportunidades iguais, e foi uma das primeiras a incluir a orientação sexual.
Bayer Brasil – BLEND
A Bayer empresa associada à VDI-Brasil, viabiliza seu compromisso em fazer a diversidade através da sua plataforma global, chamada BLEND, essa plataforma foi criada na Alemanha, o projeto é executado juntamente com o Comitê de Inclusão e Diversidade da empresa e cria estratégias de comunicação, networking, políticas e treinamentos específicos para conscientizar colaboradores sobre a causa.
Além da plataforma a empresa conta com um grupo, formado por colaboradores que atuam como uma rede de apoio, abrindo espaços para temas da causa em todas as áreas de empresa, auxiliando na difusão das ações.
O histórico de apoio dessa grande empresa é notório, a empresa já apoiou paradas em diversas cidades como São paulo, São Francisco e Dublin, a empresa não poupa esforços na garantia de direitos e assim se posicionou em relação à Proposition 8 (lei que previa casamento restrito a homem e mulher em alguns estados dos EUA). “Esperamos que a Califórnia vote não à Proposição 8. Não devemos eliminar direitos fundamentais de quaisquer pessoas que se casem com quem se ama, independentemente de sua sexualidade”, afirmou, em seu blog oficial.
A empresa conta com um grupo de funcionários gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, chamado Gayglers. Uma de suas últimas ações afirmativas aos direitos LGBT ocorreu durante os Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Sochi, na Rússia. E mais recentemente, a empresa fez coro a protestos contra políticas anti-gay do país, apresentando o famoso logotipo com as cores do arco-íris em sua página inicial.