Ao longo da minha trajetória profissional, como analista de recrutamento e seleção, tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas, muitos perfis profissionais, técnicas de entrevistas, competências, habilidades e atitudes diversas.
O que mais me encantou foi conhecer com mais profundidade o comportamento humano no ambiente organizacional e em especial, nos processos de seleção. Observei durante muito tempo os gestos, as falas, o modo de vestir, as posturas. E uma coisa posso falar sem medo de errar, alguns (as) candidatos (as) tem a arte de encantar. Em suas primeiras colocações, com simplicidade e assertividade eles já mostram do que são capazes.
Não há como escapar a este encanto. Pois este reflete inegavelmente, como um espelho, que aquele ali é o candidato (a) ideal. Sabe qual é o seu diferencial? O autoconhecimento, que o possibilita expressar ao recrutador quem ele (a) é. Transmitindo assim, a segurança que adquiriu após dedicar-se, estudar, se esforçar, pois passou noite em claro dando o melhor de si em capacitações, qualificações e por isso sabe o seu valor e o seu potencial.
Ele (a) não se engana, pois sabe onde quer chegar, sabe que o quer e está disposto a entregar o seu melhor em tudo, inclusive na entrevista. Ele (a) pesquisa a empresa, sua missão, seus valores, procura saber o nome da pessoa que o entrevistará, ou seja, verdadeiramente se prepara para o processo seletivo, pois buscar estar sempre pronto (a).
Não espere o momento ideal, comece agora mesmo, anote em um papelzinho suas qualidades, suas características, habilidades, atitudes. Pergunte para pessoas próximas como elas te veem. Compare as informações, analise como você é percebido (a), pondere e aperfeiçoe-se sempre, isso é possível. A arte de encantar é desenvolvida com dedicação, perseverança e autoconhecimento e alicerçada nos seus estudos diários, esforços. Encante para conquistar seus objetivos! Tenho certeza que você é capaz.
- Encantar para conquistar! - 24 de maio de 2019