A motivação no trabalho está diretamente ligada com o desempenho e produtividade do funcionário, por isso existe um conjunto de fatores que as empresas devem oferecer para manter seus colaboradores sempre motivados, lembre-se um profissional desmotivado tem um rendimento menor, possui baixa produtividade e pode influenciar outras pessoas a ter o mesmo comportamento.
O papel do líder na motivação dos funcionários é trabalhar em prol do desenvolvimento tanto intelectual quanto técnico de cada funcionário.
Um bom líder dever possuir características como foco no resultado levando a empresa a alcançar seus objetivos, possuir autoconhecimento sabendo gerenciar suas próprias emoções deixando de lado estados emocionais improdutivos, ter um bom relacionamento interpessoal criando vínculos e retendo pessoas, ser um bom observador sabendo analisar tudo o que acontece ao seu redor, ser resiliente, ser comunicativo para que os colaboradores se sintam confortáveis em lhe contar qualquer situação, estar sempre em busca de desenvolvimento para agregar mais valor a empresa e aos funcionários, ter empatia para reconhecer limites, qualidades e defeitos de cada pessoa e assim traçar um plano para aumentar a motivação da equipe.
Como detectar o nível de motivação de um funcionário?
Existem alguns comportamentos e atitudes adotados por funcionários que demonstram sua desmotivação. Confira alguns deles abaixo:
- Falta de disposição para executar tarefas, dificuldade para atingir metas e baixo rendimento:
Desinteresse pelo trabalho, atraso na entrega de tarefas, baixa produtividade pode ser interpretada como má vontade, mas na maioria das vezes significa que o funcionário está desmotivado.
- Excesso de reclamações e pensamentos pessimistas:
Funcionários desmotivados costumam reclamar de tudo o tempo todo e pensar sempre de forma negativa.
- Problemas de relacionamento com outros funcionários:
Isolamento e brigas podem ser sinais de desmotivação.
- Faltas frequentes:
Um funcionário desmotivado tende a querer passar o máximo de tempo longe da empresa.
Como melhorar a Motivação do Funcionário?
- Mantenha um ambiente agradável:
Quando o ambiente do trabalho é leve e descontraído o funcionário se sente confortável e bem para desempenhar suas atividades.
- Promova desafios constantes:
Delegue novas tarefas e funções, fuja de tarefas repetitivas, funcionários sempre estão em busca de novos desafios.
- Dê feedbacks:
Feedbacks positivos trazem sempre a sensação de ser importante para a empresa, enquanto feedbacks negativos ajudam a corrigir falhas de comportamento e falhas técnicas.
- Reconheça o bom trabalho realizado:
Sempre elogie um trabalho bem feito, pois a sensação de reconhecimento eleva o nível de motivação.
- Invista em desenvolvimento:
Treinamento e desenvolvimento constante melhora o desempenho do funcionário.
- Motivação no trabalho e o papel do líder - 14 de junho de 2019