MEC abre nesta quinta-feira (31), as inscrições para o Prouni do primeiro semestre de 2019. Saiba detalhes do programa e como se candidatar.
Se você deseja obter uma bolsa de estudo para um curso superior, já deve estar atento que uma das melhoras maneiras para fazer isso é através do Prouni (Programa Universidade para Todos), que é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições privadas de educação superior oferecem bolsas de 50% a 100% para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quem realizou o Enem do 2018 poderá se inscrever no Prouni no dia 31 de janeiro até 3 de fevereiro às 23h59. Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro. Em 2018 foram 242.987 vagas do Prouni em 2.976 instituições. Saiba detalhes de como se candidatar para não perder as oportunidades oferecidas pelo programa em 2019!
Quem pode participar?
Para fazer a inscrição no Prouni do primeiro semestre de 2019, o candidato deve ser egresso do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsista integral, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.
Conforme o MEC, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
Como fazer a inscrição
Para realizar sua inscrição, é preciso acessar a página do programa no site do MEC [neste link], ou através do aplicativo que pode ser baixado [clicando aqui], vai ser necessário informar o número de inscrição do Enem 2018, CPF, e a senha atual cadastrada no sistema.
Depois que realizar a inscrição, basta buscar pela cidade e faculdade desejada. Selecione o curso que deseja para primeira e segunda opção. A cada dia o sistema é atualizado e divulga a nota de corte do curso escolhido, se o candidato estiver abaixo dela é possível selecionar outro curso. Se você não sabe o que é a nota de corte, confira abaixo:
As notas de corte
A nota de corte funciona para o candidato como uma referência das chances que ele tem no curso escolhido. Se ele escolheu um curso com 20 vagas, serão escolhidas as 20 maiores notas, e a última delas é a nota de corte. Se a nota do candidato estiver abaixo desta, as suas chances de conseguir a vaga no curso são muito poucas.
No link abaixo você poderá conhecer em quais cursos tem mais chances, se caso sua nota no Enem 2018 não foi tão alta:
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]