Gostou? Compartilhe! :)

Manter uma rotina de estudos que seja eficiente é um grande desafio. As distrações surgem a todo momento e manter a concentração pode parecer um alvo distante. No entanto, o seu dia-a-dia pode ficar mais prazeroso e estudar menos sofrido se você manter alguns hábitos. Se estiver naquela fase desmotivada, propomos que siga por um período as sugestões. Vai que você começa a sentir saudade nos dias em que não conseguia pegar em um livro?

Veja como fazer uma rotina eficiente de estudos em casa

Escolha do local

  • Se você não tiver um local específico para estudar, corre o risco de se espalhar pela casa ou nem mesmo levantar da cama. Não ter um local específico é uma armadilha para quem deseja ser mais eficiente. Escolha um local calmo, com uma boa iluminação, silencioso e o mais organizado possível. Um ambiente agradável é o primeiro passo para entrar em concentração.

Plano de estudo

  • Ter um cronograma de tudo o que você precisa estudar e os prazos vai te mostrar que é possível alcançar seus objetivos. Teste métodos que possam ser eficazes, entre em grupos de estudo e aposte em exercícios práticos. Quer muito uma vaga em uma determinada universidade? Pegue provas anteriores e faça simulados.

Horário

  • Condicione o seu corpo a estudar sempre no mesmo horário. Isso vai funcionar como uma espécie de alarme próprio.

Saúde

  • Inclua este item no seu plano de sucesso nos estudos. Você não vai conseguir se concentrar se estiver com fome, cansado, com dores ou estressado. Tente ter a melhor noite de sono possível e opte por alimentos leves no pré-estudo.

Faça pausas

  • Se você reservou mais que uma hora para estudar, é importante que faça uma pausa de cerca de 15 minutos. Isso ajudará a manter uma rotina eficiente.

Não se compare

  • Se você tem amigos e conhecidos que estão em fase de estudo, não se compare ao nível ou a forma com que eles estudam. Cada pessoa tem uma adaptação e funciona melhor com determinado método. Respire fundo e vá em frente nos seus objetivos. O que vai dizer o nível do seu sucesso será a sua determinação.

Fonte: Canal do Ensino

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet