Gostou? Compartilhe! :)

Preparar um bom currículo ainda é um desafio para muitas pessoas. Nos últimos anos, a internet tem facilitado um pouco essa tarefa, embora a disseminação de modelos prontos traga a dificuldade de criar diferenciais que atraiam os recrutadores.

De acordo com especialistas, um dos erros mais comuns nesse momento é simplesmente descrever as atividades desempenhadas em cada emprego anterior. Por exemplo, a maioria das pessoas escreve “atendimento ao cliente, análise de indicadores de desempenho”, entre outros.

Até mesmo no LinkedIn é possível verificar isso. A própria rede social aponta a palavra “responsável” (por determinadas tarefas) como uma das mais repetidas pelo usuários há anos. Isso acaba tornando o documento superficial e burocrático.

O que fazer para melhorar meu currículo?

É mais interessante dizer coisas como os impactos gerados no ambiente de trabalho ou para o negócio como um todo. Qual foi a sua contribuição? Isso demonstra também que você se preocupa com isso.

Falar mais sobre o seu legado e aprendizados é uma boa dica. Mas seja cauteloso e preste muita atenção: evite ser prolixo e tente considerar apenas suas conquistas que sejam realmente relevantes.

É preciso ainda ter o cuidado de não atribuir a si mesmo resultados que foram promovidos por outras pessoas. Participar de um projeto bem-sucedido em uma empresa não quer dizer que o impacto positivo foi gerado por você — a não ser que você tenha sido uma peça fundamental ou tenha participado da sua liderança.

Outra dica é tentar apresentar resultados mensuráveis, ou seja, numéricos e palpáveis. Nem sempre isso é possível, mas em organizações que trabalham com métricas normalmente você consegue ter acesso a alguns números (por exemplo, se o seu projeto conseguiu reduzir 30% dos custos do setor).

Nesse sentido, os profissionais mais jovens tendem a encontrar mais dificuldades. Muitas vezes ainda não houve a oportunidade de participar de algo tão efetivo e atraente. Então, é melhor tentar focar em algo que você tenha feito além do esperado para o seu cargo.

Enfim, a ideia é conseguir criar um currículo de maior destaque, que salte aos olhos dos recrutadores. Caso contrário, eles ficam todos iguais e é difícil demonstrar que você tem interesse em fazer a diferença.

E então, gostou da nossa dica para montar o seu currículo? Fique ligado na nossa página para continuar recebendo outras informações como esta!

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: http://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet