Gostou? Compartilhe! :)

Está com dificuldades de encontrar conteúdos científicos para o seu TCC? Essa biblioteca virtual é referência em todo o Brasil e reúne milhares de publicações importantes para o meio acadêmico, chamada Periódicos Capes. 

Hoje em dia, os estudantes do ensino superior não precisam ficar limitados aos livros disponíveis na biblioteca da universidade. Eles podem buscar mais conhecimento em outros acervos, especialmente aqueles disponíveis na internet. O portal de Periódicos Capes é uma boa fonte para consultar, coletar informações seguras e assim elaborar uma fundamentação teórica perfeita para os trabalhos acadêmicos.

O que é o portal de Periódicos Capes?

O portal de periódicos Capes foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com o objetivo de reunir materiais de pesquisa acadêmica.

A biblioteca tem publicações não só do Brasil, mas também de outros países. Ao todo, há 134 bases referenciais, enciclopédias, livros, estatísticas, normas técnicas e até mesmo vídeos.

A Capes criou o portal com o propósito de ajudar os estudantes brasileiros a fazer pesquisa, sem que fosse preciso gastar muito. Os materiais podem ser consultados online, sem a necessidade de imprimi-los e distribui-los para as universidades.

O portal é um modelo de consórcio de bibliotecas, financiado pelo Governo do Brasil. Ele atende a demanda do setor acadêmico e estimula a produção científica nacional.

Como funciona o acesso ao portal?

Os periódicos e textos completos da Capes só podem ser acessados por usuários autorizados. Para isso, é preciso procurar uma das instituições conveniadas a coordenação. Isso inclui não só universidades federais, mas também aquelas que trabalham com programas de pós-graduação e são avaliadas com nota igual ou superior a 4 pela Capes.

A Capes também tem bases de dados, nacionais e internacionais, que podem ser acessadas gratuitamente por qualquer usuário. O conteúdo de acesso livre é composto por teses e dissertações, que foram produzidas por alunos de programas de pós-graduação em diferentes localidades do país. Os periódicos nacionais, bem avaliados, também podem ficam à disposição de todos os usuários.

Nem tudo está liberado no portal!

A Capes não assina todos os títulos dos sites que fornecem publicações eletrônicas. Quando o usuário tenta acessar um material e é surpreendido com o pedido de senha, isso significa que será preciso encomendar a publicação direto com o fornecedor e arcar com as despesas. Isso geralmente acontece com revistas científicas internacionais.

Como pesquisar?

Para pesquisar por publicações no portal de Periódicos Capes, não tem segredo. Você só precisa definir o filtro mais apropriado para a sua busca (por assunto, periódico, livro ou base).

O sistema permite refinar ainda mais os resultados, ao definir os tipos de recursos (artigos, resenhas, teses, atas de congressos, livros, sites ou dados estatísticos), idioma (inglês, espanhol, francês ou português), datas de publicação, autores, coleções, entre outros filtros.

Caso o documento esteja disponível de forma integral para consulta, o portal emitirá um sinal verde com a mensagem “Texto completo disponível”. Clique no link e consulte o material.

Para saber mais, acesse: Aqui.


Fonte: Via Carreira

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet