Gostou? Compartilhe! :)

A ferramenta pouco conhecida do Google, o Google Acadêmico, é um guia completo que ajuda muitas pessoas e que deve ser mais difundido.

Não conhecer o Google Acadêmico não pode ser considerado espantoso, pois é comprovado que os internautas não conhecem uma série de funcionalidades escondidas na web e o Google Acadêmico é apenas uma delas. Nesse caso, a explicação é a seguinte: as pessoas acabam ficando limitadas à página inicial do Google.

Quando alguém deseja saber de algo, acessa o Google, digita o que procura e analisa os resultados da pesquisa realizada. Uma vez que a curiosidade foi satisfeita, essa pesquisa é fechada. Já que a maioria dos dados é encontrada nessa pesquisa inicial, os internautas não veem necessidade de consultar usando outro recurso, mesmo que seja dentro do próprio Google.

Qual a utilidade?

Se praticamente todas as coisas podem ser encontradas na página inicial, por que acessar o Google Acadêmico? Essa é uma pergunta que teria a sua lógica se não fossem todas as vantagens que essa ferramenta mais avançada oferece. É preciso entender que o Google Acadêmico não trata de qualquer tipo de assunto: como o nome diz, ele é restrito a pesquisas que digam respeito ao mundo dos estudos. Muitos artigos podem ser consultados gratuitamente, trazendo estudos elaborados, teorias e ensaios sobre todos os setores do conhecimento.

Público do Google Acadêmico

Por tratar de assuntos especiais, o Google Acadêmico costuma ser acessado por um determinado público. Os universitários, que precisam aprender teorias, consultar resumos e outras coisas do tipo, podem usar o Google Acadêmico com bastante sucesso. Além de ler online tudo o que for preciso para que os estudos sejam enriquecidos, os internautas também têm a opção de salvar aquilo que mais interessar para que consultas posteriores sejam realizadas. Além dos estudantes, as pessoas que precisam aprender por conta do seu trabalho também podem utilizar o Google Acadêmico para ampliar as suas informações.

Saiba como utilizá-lo

Para desfrutar dos materiais que o Google Acadêmico divulga é só acessar a página: Aqui. Ao abrir a página, o próximo passo é digitar o assunto sobre o qual se deseja saber e clicar no ícone de pesquisa. Quando os resultados aparecerem, será possível visualizar, na lateral, o local de armazenamento dos arquivos salvos (biblioteca), remover citações e personalizar de outras formas mais a pesquisa realizada. Além disso, a cada resultado gerado é mostrado se aquilo é uma citação, um livro, um artigo e demais formas de comunicação acadêmica. Se a pessoa digita o trecho de um ensaio, por exemplo, pode abrir apenas os links classificados dessa forma.

Mais uma facilidade do Google Acadêmico é a possibilidade de montar alertas baseados nos assuntos que mais interessam. Quando o alerta começa a funcionar, os conteúdos que trazem aquelas palavras serão mostrados assim que forem divulgados na rede.

Extensão para se utilizar nos navegadores

Você também pode adicionar a Extensão do Google Acadêmico ao seu navegador do Chrome ou Firefox. Esta extensão adiciona um botão no navegador para acesso fácil ao Google Acadêmico a partir de qualquer página da Web.


Adaptado de Canal do Ensino