Gostou? Compartilhe! :)

Você que idealiza ser um Estagiário com iniciativas para ser efetivado, essa matéria é pra você! Para quem não vê a hora de começar a colocar em prática o que vem aprendendo na faculdade, o estágio pode ser um bom pontapé. E é justamente nessa fase que o jovem profissional conhece com detalhes o mercado onde deseja atuar e como são algumas das atividades que precisará exercer.

O estágio também é a grande oportunidade de entrar com o pé direito no mercado, mas para conseguir ir além dessa fase e ser efetivado, é preciso mostrar determinação e chamar a atenção de gestores e demais colegas de trabalho.

1. Desenvolva as características certas para o sucesso

Seja responsável, proativo e comprometido. Essas características são indispensáveis para o sucesso não só de quem está estagiando, como de todos os profissionais. Cumprir prazos, estar disposto a aprender e realizar as tarefas com eficiência são condutas básicas que contam muito na decisão do chefe de efetivar um estagiário.

2. Observe e socialize

Funcionários mais experientes podem ser boas fontes de aprendizado. Tire dúvidas e observe como eles agem em cada situação, tentando assimilar suas práticas diárias. Além disso, aproveite o contato com os colegas de trabalho para a construção e fortalecimento da sua rede de contatos profissionais. Esse networking pode gerar ótimos frutos, como indicações para vagas internas e em outras empresas do mesmo setor.

3. Seja solícito, mas sem deixar o básico de lado

É comum que, na tentativa de mostrar trabalho e chamar a atenção dos superiores, o estagiário aceite mais tarefas que o seu tempo e disponibilidade comportam. Ser solícito é importante, mas não adianta ficar sobrecarregado e deixar de cumprir com a sua lista de tarefas principais de maneira satisfatória. Faça uma boa gestão de tempo e organização e, aos poucos, você estará apto a novas funções.

4. Priorize aprendizados e experiências

É praticamente unânime o desejo dos estagiários de serem efetivados, porém isso não deve ser o único objetivo. No ambiente de trabalho, os universitários aprendem a lidar com problemas, pensar em soluções e trabalhar em grupo – práticas importantes para a formação profissional. Além disso, o estágio é uma ótima oportunidade de refletir se acertou na escolha da carreira.

5. Analise seu desempenho

A autoavaliação é uma forte aliada para o desenvolvimento e crescimento ao longo da carreira. É preciso compreender suas limitações para encontrar maneiras de superá-las. Por isso, reflita e pondere os comentários feitos em sessões de feedback. Aproveite também os momentos de avaliação para comunicar ao seu chefe o desejo de ser efetivado ao final do contrato de estágio.


Fonte: Mundo Carreira

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet