Gostou? Compartilhe! :)

O momento de escolher qual profissão seguir pode trazer diversas dúvidas, principalmente para aqueles apaixonados pela beleza da construção. E algo que pode tirar o sono do jovem estudante são as diferenças entre o engenheiro civil e o arquiteto.

Sendo de grande importância que entenda o que cada um deles faz, para que não entre em um curso superior diferente do que esperava. O que apenas pode ser garantido com pesquisas e conhecimento sobre as profissões.

É sabido que ambos os profissionais atuam no setor de construção, mas o que eles fazem e no que se diferem?

O que o arquiteto faz?

Ele é o profissional que irá projetar e organizar espaços, levando em consideração a utilização, estética, comodidade e a função do local. O arquiteto pode se especializar em uma área ou trabalhar tanto em interiores e exteriores.

Este profissional também irá fazer a coordenação de reformas e construções de casas e imóveis em geral. Atuando na elaboração da planta e escolha dos materiais.

O arquiteto precisa sempre estar pensando na utilização do imóvel, tendo em mente os futuros móveis que estarão no local, o funcionamento da iluminação ventilação e outros aspectos importantes.

É possível dizer que o arquiteto não apenas projeta um imóvel, mas cria um ambiente adequado às necessidades do proprietário.

Sendo este o motivo para o curso de arquitetura ser um misto das Ciências Exatas com Humanas. Partindo da teoria até disciplinas repletas de cálculos, confira algumas das matérias vistas neste curso superior:

  • Cálculo,
  • Semiótica,
  • História da Arquitetura,
  • Antropologia,
  • Desenho Arquitetônico,
  • Construção de Edifícios,
  • Entre outras.

Também é preciso saber que para conquistar o título de arquiteto é necessário passar por um curso bacharelado, este que possui duração média de quatro anos.

Assim como também é necessário possuir estágio e entregar um trabalho de conclusão.

O que faz um engenheiro civil?

Já o engenheiro civil possui a responsabilidade de projetar, fazer o gerenciamento e a trabalhar durante a execução de uma obra. Esta que pode ser uma construção ou reforma de prédios, casas e condomínios entre diversos tipos de construções.

Fique por dentro das melhores oportunidades, é grátis! >> Cadastre-se <<

O profissional poderá atuar em todas as etapas de uma obra, estando presente desde o preparo do terreno até a finalização do imóvel.

Sendo algumas das suas funções especificar as redes hidráulicas e elétricas do imóvel, assim como garantir a segurança, o comprimento dos prazos e a utilização de recursos.

O engenheiro civil também realiza a função de manter os materiais de construção em condições de uso. Ou seja: controlar a temperatura, humidade, utilização e disposição dos mesmos.

Ao contrário do arquiteto, o engenheiro civil pode optar por um curso tecnológico o que facilita a entrada de jovens na área. Visto que é possível estar estudando a distância e pagando valores mais acessíveis.

Durante o curso, o aluno irá estudar as seguintes disciplinas:

  • Administração,
  • Física Aplicada,
  • Hidráulica,
  • Desenho técnico,
  • Cálculo,
  • Ciências Sociais,
  • Economia,
  • Entre outras.

O engenheiro civil assim como arquiteto precisa passar por estágio, além de apresentar um trabalho de conclusão do curso.

Como pode ser visto, existem algumas diferenças importantes entre as atividades destes profissionais. Estando o arquiteto mais concentrado na utilização do imóvel, enquanto o engenheiro civil coloca sua atenção na construção em se.

No entanto, é necessário destacar que é possível para ambos profissionais cursarem pós-graduações, aumentando as suas opções e áreas de atuação no mercado de trabalho.

Ao jovem que deseja ingressar na área, é recomendado que o mesmo avalie a se próprio para descobrir em qual profissão melhor se adequa. Pensando sempre a longo prazo e em futuras especializações independente se escolher se tornar um engenheiro civil ou arquiteto.


Por: Carlos Alberto – Engenheiro Civil especializado em Segurança do Trabalho e blogueiro

Fonte: www.engcarlos.com.br

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet